sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Apevisa e Codecipe fiscalizam carros pipa no interior

Cinquenta e seis carros que faziam transporte de água – pipas e com garrafões de água mineral – foram vistoriados nesta quarta-feira (12/02) durante ação conjunta realizada pela Apevisa, Codecipe, PRF e Agencia de Vigilância Sanitária de Caruaru. A barreira sanitária bloqueou dois pontos da BR 104. Dos 56 carros fiscalizados entre veículos particulares ou a serviço de órgãos públicos, seis receberam notificações com prazo para corrigir problemas e 18 sofreram infração da PRF.
Além de realizarem testes para averiguar a qualidade da água transportada, os agentes da vigilância sanitária, da Defesa Civil e os policiais também verificaram, cada órgão com a sua competência, as condições dos veículos. Uma cena que chamou a atenção foi a fiscalização dos carros de água mineral. Ao verificar que os garrafões de 20 litros estavam com a validade vencida ou sem o lacre adequado, a fiscalização retirava-os dos caminhões. Nesses dois dias cerca de 300 garrafões foram inutilizados.
A fiscalização conjunta é uma ação preventiva que tem por objetivo fiscalizar a qualidade da água transportada especialmente pelos carros pipa. O Programa de Monitoramento e Fiscalização da Água de Carros Pipa – ÁGUA PURA é coordenado pela Apevisa/SES. A Casa Militar/Codecipe participa da ação porque é um dos órgãos responsáveis pelo abastecimento de água através de carros pipa, junto com o Exército, Prefeituras e o IPA.
Na primeira ação realizada dias 4 e 5 foram vistoriados 68 carros. Sendo 53 carros no primeiro dia, em Bom Jardim, com cinco notificações e um auto de infração. No dia 5, em Limoeiro, foram fiscalizados 17 carros pipa, onde três foram notificados e dois receberam auto de infração. Na terça-feira (11/02), a vistoria ocorreu em Belo Jardim, no Trevo da BR 232 com PE 180 (Estrada para São Bento do Una) onde foram vistoriados 25 veículos, sendo que dois receberam notificação e dois tiveram a carga de água mineral apreendida. Outros municípios receberão fiscalização semelhante nos próximos dias.
Para o coordenador estadual de Defesa Civil, Ten-Cel Cassio Sinomar, a iniciativa é essencial para promover a qualidade de vida das famílias atingidas pela estiagem. “A água fornecida deve ser captada em manancial autorizado pela Compesa, onde a água já é tratada. Além disso, os pipeiros devem receber pastilhas de cloro, desse modo garante-se o fornecimento de uma água saudável, evitando doenças”.
A ação desenvolvida pelo Programa Água Pura conta com o apoio de outros órgãos públicos como as Vigilâncias Sanitárias Municipais, Polícia Militar de Pernambuco, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, que direta ou indiretamente participam de gestão ou fiscalização do fornecimento de água através de carros pipa.
Fornecimento de água é controlado por GPS e cartão eletrônico
A Casa Militar/Codecipe é responsável pelo abastecimento de água em 22 municípios dos 122 que se encontram em situação de emergência em Pernambuco, através de convênio com o Ministério da Integração. Nestas cidades a Defesa Civil do Estado mantém 116 veículos, contratados através de processo de licitação que são monitorados por GPS.
Além do GPS, foi adotado um sistema de controle de entrega e recebimento de água através de um cartão eletrônico. O pipeiro tem um cartão e a pessoa beneficiada, devidamente cadastrada, recebe outro cartão. Quando o pipeiro chega ao local ele tem que liberar a água com o cartão e a pessoa beneficiada, após receber a água no seu reservatório, registra o cartão confirmando o recebimento da água. “A prioridade é atender às comunidades atingidas pela seca, garantindo a qualidade e o controle da quantidade da água fornecida. Com esse sistema, as pessoas beneficiadas podem controlar e fiscalizar o abastecimento de água dos carros pipa”, explica Cassio Sinomar, coordenador estadual de Defesa Civil.

Nenhum comentário: