quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Planos para fortalecimento das redes produtivas beneficiam agricultores familiares do Sertão do São Francisco‏

Organizações de produtores familiares das redes da apicultura e meliponicultura, caprinovinocultura de corte, fruticultura e horticultura orgânica do Sertão do São Francisco  participam nesta quinta-feira (13), em Petrolina, de um encontro promovido pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, para apresentação das matrizes de ações e investimentos dos Planos Territoriais de Redes Produtivas.
Os planos foram elaborados pelos Fóruns dos Territórios Produtivo,  com a participação de organizações representantes dos (as) agricultores (as) familiares, de instituições públicas e privadas, e nortearão os investimentos para fortalecimento das cadeias produtivas das quais os produtores participam. A estratégia implica no envolvimento do Estado,  sociedade civil  e órgãos municipais e federais que atuam na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável.
 “Na reunião, as matrizes dos quatro planos serão apresentadas às instituições públicas e privadas convidadas, para que estas avaliem as ações e investimentos propostos, cujas especificidades digam respeito às suas atribuições e disponibilidades de recursos, a fim de posterior pactuação e lançamento público dos planos”, explica o gerente geral do ProRural, Walmar Jucá.
As redes produtivas atendidas pelos planos são compostas pelos seguintes municípios: Apicultura e Meliponicultura (Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista ); Caprinovinocultura de corte (Afrânio, Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista; Fruticultura (Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista e Horticultura Agroecológica (Cabrobó, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista).
Esta ação do Governo de Pernambuco faz parte do Programa Territórios Produtivos e prevê a elaboração de 56 planos com o objetivo de elevar o nível de  produção e renda nas atividades da agricultura familiar, envolvendo todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado.
A reunião em Petrolina acontece nesta quinta-feira (dia 13) no auditório do SENAI , na avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, s/n – Vila Eduardo, a partir das 9h.

Nenhum comentário: