quinta-feira, 28 de maio de 2015

Curso forma multiplicadores da Agroeocologia em Garanhuns

O Curso de Formação de Multiplicadores em Agroeocologia reuniu 25 participantes, entre agricultores, extensionistas, indígenas e estudantes de graduação, para a ministração das aulas do primeiro e segundo módulos. As apresentações teóricas e práticas foram ministradas no Campus da UFRPE/UAG Garanhuns, entre os dias, 07 e 21 deste mês. 

No período, foram discutidas temáticas ligadas à apicultura, comercialização, produção de lácteos, criação de pequenos animais na perspectiva agroecológica. Também foram realizadas visitas à Associação de Produtores Orgânicos, localizado no município de Brejo da Madre de Deus, no Agreste. 

A formação visa fomentar debates institucionais e interinstitucionais sobre a transição agroecológica na extensão rural a partir de uma matriz agrícola ambientalmente correta, combate ao uso de agrotóxico, preservação de recursos genéticos vegetais e animais, segurança alimentar e nutricional entre outros temas.  Essa iniciativa integra o conjunto de ações que visam ampliar a construção coletiva do conhecimento agroecológico. 

O curso é promovido pelo Grupo de Estudo, Sistematização e Metodologia em Agroecologia do Instituto Agronômico de Pernambuco, ligado ao Departamento de Educação Profissional (DEED).O curso foi viabilizado por meio do Convênio MDA/CNPq Nº 38/2014, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (Campus Garanhuns).

Nenhum comentário: