quinta-feira, 7 de maio de 2015

Economia de energia e acessibilidade são prioridades na requalificação da Avenida Antônio Japiassu‏

A Avenida Antônio Japiassu está sendo totalmente reformada para atender a necessidade de economia de energia e também para dar acessibilidade aos pedestres portadores de necessidades especiais.

 Esta obra de requalificação da avenida é uma parceria entre a Prefeitura de Arcoverde e o Governo do Estado de Pernambuco, com recursos oriundos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal – FEM II.

 Inicialmente o projeto foi apresentado a Companhia Estadual de Habitação e Obras - Cehab, inclusive com as planilhas de preços, e, após análise criteriosa foi prontamente aprovado pela Companhia. Vale ressaltar também que o mesmo projeto e a mesma planilha de preços foram apresentados perante o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco pelo Sistema Audin.

 Atualmente a requalificação da Avenida Antônio Japiassu conta com cerca de 60% da obra concluída e apenas 30% do repasse foi transferido para a empresa vencedora da licitação, que, conforme a tomada de preço nº 011/2014 é a SS Serviços, Locações e Iluminação.

Sobre a obra em si é importante salientar também que serão retirados 85 luminárias de 400 watts e implantadas 50 luminárias de 240 watts com LED, para reduzir assim o consumo de energia. Para se ter uma ideia a economia será de 200% por mês. Em dois anos o dinheiro com a economia de energia vai pagar a obra.

Em relação ao piso usado no passeio da Antônio Japiassu o mesmo é antiderrapante e durável. A cada vinte metros tem um acesso para pessoas portadoras de necessidade especial.

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, ressalta que “todas as obras executadas em nossa gestão são legais, observando os princípios gerais da administração pública”.


Fotos: Israel Leão

Nenhum comentário: