terça-feira, 12 de maio de 2015

Direitos das Crianças e Adolescentes são debatidos em Arcoverde‏

O Unicef, em parceria com a Prefeitura Municipal de Arcoverde, promove nesta quarta-feira, dia 13 de maio, o 5º Ciclo de Capacitação Continuada, no auditório do Hotel Cruzeiro IV. O curso dá continuidade ao processo de formação para articuladores; integrantes do Conselho da Criança e do Adolescente; adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e envolve mais de 20 municípios da região (Pedra, Buíque, Venturosa, Sertânia, Tuparetama, São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Custódia, Ibimirim, Pesqueira, entre outros).

Todas essas cidades aderiram à edição 2013/2016 para a certificação de município aprovado e certificado pelo Fundo das Nações Unidas - Unicef. Em Pernambuco, três polos foram criados para sediar estas capacitações: Arcoverde, Caruaru e Salgueiro. Esses três municípios servem de apoio aos demais tendo uma equipe de capacitadores contratados pelo Unicef, contando também com parceiros do Selo ( Serta, Centro das Mulheres do Cabo e a Celpe - que traz atividades relacionadas a educação energética para os adolescentes representantes das cidades) e contribuindo desta forma com os resultados de melhoria das políticas públicas para meninos e meninas em mais de 70% do estado de Pernambuco.

A prefeita Madalena Britto assegura que presta “todo apoio ao trabalho para o fortalecimento das políticas públicas direcionadas as crianças e adolescentes em Arcoverde através das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social. Contamos ainda, com o Comddica, nosso principal parceiro, e o Conselho Tutelar protetor de direitos das crianças e adolescentes”.

A articuladora Municipal de Políticas para Crianças e Adolescentes, Edvane Gomes, explica que tem buscado “sensibilizar a sociedade como um todo, as redes de serviços complementares e empresários, para o apoio aos trabalhos desenvolvidos por essa gestão as nossas crianças e adolescentes”.

Em 2014, Arcoverde sediou quatro ciclos de capacitação e agora está sediando o 5º Ciclo de Capacitação Continuada. Segue abaixo a programação:


08:00 - Credenciamento, café e prosa

08:30 - Abertura ( A Voz dos municípios)

09:00 - Linha do Tempo do Selo UNICEF 

09:45 - Oficina para os adolescentes: Eficiência Energética e Sustentabilidade (Grupo Neoenergia da Celpe) - Competências para a Vida

11:00 - Ações Estratégicas de Políticas Públicas e participação Social 

12:00 - Almoço

13:30 - Apresentação dos trabalhos feitos  pelos adolescentes nas oficinas 

15:00 - Encerramento


Fotos: David Mayer

Nenhum comentário: