terça-feira, 21 de outubro de 2008

Dia Internacional de Atenção à gagueira

A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e o Conselho Regional de Fonoaudiologia vão realizar entre os dias 20 e 24 deste mês atividades educativas em comemoração ao Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Durante uma semana, profissionais e estudantes da área, além de voluntários, visitarão escolas, metrô, shoppings e supermercados da Região Metropolitana do Recife e de algumas cidades do interior de Pernambuco. O objetivo dessas ações é orientar a sociedade sobre o que é, o que provoca e quais os tratamentos para a gagueira. Esse ano, as ações se concentram em orientação, apresentação de peças e panfletagem.
O tema central da campanha deste ano será "Intervenção Precoce", com foco nas crianças. "Quanto mais cedo for diagnosticada, por volta dos 7 anos, quando a gagueira começa a se manifestar, maiores são as chances de tratamento do paciente", explica a fonoaudióloga e coordenadora regional da Semana em Pernambuco, Nadia Azevedo.
A abertura oficial da Semana de Atenção à Gagueira no nosso estado será na próxima segunda-feira (20), a partir das 17h, no auditório do Bloco B (sala 824) da Universidade Católica de Pernambuco. A fonoaudióloga Nadia Azevedo comandará uma mesa redonda com as fonos Lílian Dantas e Tatiana Cavalcanti. Alguns estudantes apresentarão trabalhos científicos sobre a gagueira.
A primeira abordará o tema "A Gagueira e a Internet" a partir de grupos online (MSN e comunidades do Orkut) onde pessoas gagas discutem o tema e trocam experiências com relação à convivência com a gagueira. Ela explicará a importância de um tratamento como esse. "A partir dos grupos nós conseguimos não só ajudar as pessoas com gagueira, mas também esclarecer familiares e amigos sobre o assunto", comentou Lílian Dantas.
Tatiana Cavalcanti vai explicar o funcionamento e os resultados dos grupos terapêuticos de gagueira na Unicap.
Semanalmente, equipes de crianças e adultos se encontram na universidade para trocar relatos de como lidar com gagueira nas diversas situações do dia-a-dia. O grupo na Católica já existe há quase um ano.
"A gente sempre escuta o que eles trazem, como foi a produção de linguagem durante a semana, o que eles têm para contar de observação da fluência e disfluência dos outros. É uma troca de experiência que vem dando certo", comentou Nadia Azevedo.
O documentário "Gagueira não tem graça. Tem tratamento", produzido pelos jornalistas Leonardo Lisboa, Maurício Júnior e Patrícia Barros, da Universidade Católica de Pernambuco, será apresentado no encontro. Na ocasião, os jornalistas explicarão como foi o desafio de produzir um vídeo sobre gagueira.
O interessante é que um dos autores do vídeo, Maurício Júnior, é portador da gagueira. Ele vai explicar como é conviver com a gagueira e com os preconceitos impostos pela sociedade. "O vídeo tem o objetivo de estimular o gago a ir em busca do seu sonho e mostrar para sociedade que ninguém gagueja por que quer. Por trás desse problema existe um sofrimento que deve ser respeitado", comenta.
Interiorização - Buscando ampliar as ações para o interior de Pernambuco, este ano, grupos de fonoaudiólogos realizarão trabalhos de orientação em cidades como Carpina, Belo Jardim, Orobó, Primavera, Amaraji, Arcoverde, Pesqueira, Senharó e Petrolina.
Tema 2008 - Gagueira é um distúrbio de linguagem caracterizado por repetição de palavras, bloqueios e travas na fala. Geralmente, começa na infância e se estende até a idade adulta. Não existe idade ideal para procurar ajuda profissional, devendo-se considerar a época em que a gagueira se manifestou na criança.
A gagueira tem tratamento em qualquer idade. No entanto, quando mais precoce a intervenção, maiores são as possibilidades de obter melhores resultados. "Com a intervenção precoce, é possível reduzir a extensão desse quadro de gagueira", diz Nadia Azevedo.
Estima-se que somente no Brasil existam 1,6 milhão de gagos e no mundo cerca de 60 milhões, ou seja, o equivalente a 1% da população mundial.

Evento - A Semana de Atenção à Gagueira foi criada há quatro anos para comemorar o Dia Internacional de Atenção à Gagueira (22 de outubro), evento mundial de conscientização sobre o assunto. No Brasil, a realização da campanha é comandada pelo Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), localizado em São Paulo.

fonte: folha pernambuco

Nenhum comentário: