terça-feira, 13 de março de 2018

Tabira recebe unidade móvel do OdontoSesc

A cidade de Tabira, no Sertão pernambucano, recebe nesta quarta-feira (14/3) a unidade móvel do OdontoSesc. O projeto realizará atendimentos odontológicos gratuitos e ações educativas e de prevenção com os moradores do município até o mês de julho. A inauguração acontece às 10h na Rua Neco Pereiro, s/nº, local onde ficará instalada a unidade móvel.

O atendimento a população com serviços preventivos e curativos odontológicos tem início no dia 20 de março e acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A marcação de consulta é realizada pela Secretaria de Saúde municipal. Por semana, 220 pessoas serão atendidas na unidade móvel, que é composta por quatro consultórios, sala de raio-X, central de esterilização e escovódromo. Entre os procedimentos que poderão ser realizados estão restauração, remoção de tártaros,  polimento, pequenas cirurgias orais e aplicação de flúor.

Ações de conscientização sobre a importância da saúde bucal é o foco do projeto. Serão movimentadas atividades educativas nas escolas e creches, capacitações com professores e agentes de saúde, além de palestra sobre doenças como a da gengiva e o câncer bucal. A equipe de profissionais do projeto é composta por quatro dentistas, seis auxiliares em saúde bucal e um apoio de manutenção.

“Nosso objetivo é levar informação para reduzir o índice de doenças, entre elas a cárie, e promover a inclusão social, o resgate da autoestima e a qualidade de vida da população”, explica o gestor da sessão Odontológica do Sesc Pernambuco, Wladmir Lucena. Em 2018, as primeiras cidades do Estado a receberem a iniciativa são Tabira e Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife.


Projeto -  O OdontoSesc funciona em Pernambuco desde 2001. Atende a população dos grandes centros urbanos e de cidades do interior, em parceria com as Prefeituras. O objetivo do projeto é contribuir para a redução dos índices da doença cárie, promovendo saúde bucal, inclusão social, resgate da cidadania, elevação da autoestima e qualidade de vida da população. As unidades já percorreram o Estado do litoral ao sertão, sendo desenvolvido em mais de 60 cidades.

Sesc - O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 19 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Nenhum comentário: