quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Luciana Santos prestigia solenidade comemorativa dos 135 anos do Hospital Oswaldo Cruz

A governadora em exercício Luciana Santos prestigiou a solenidade comemorativa dos 135 anos de fundação do Hospital Universitário Oswaldo Cruz da UPE (Huoc), nesta quarta-feira (13.12), ao lado do reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), professor Pedro Falcão. O evento foi comandado pela gestora executiva do Huoc, professora Izabel Avelar, que destacou os avanços conquistados ao longo dos anos pela unidade e homenageou servidores médicos e técnicos e administrativos, além da funcionária mais antiga, Ana Maria Pestejo.

“O fato de ter mais de um século de história é um símbolo de bons serviços prestados e de maturidade coletiva e profissional. Não poderia haver característica melhor para um hospital, que também é responsável pela formação médica e multiprofissional não só da nossa universidade estadual, a UPE, como também de instituições parcerias no Estado e em todo o Nordeste”, destacou a governadora em exercício Luciana Santos.

A gestora Izabel Avelar, por sua vez, ressaltou que para o Huoc/UPE continuar como instituição comprometida com as necessidades da população é necessário alçar novos voos, abrir novas frentes de assistência e requalificar o parque tecnológico e os demais espaços. "Que possamos continuar de mãos dadas em defesa do SUS, de uma sociedade justa, equânime e de boas práticas de assistência e gestão. Que o Huoc/UPE tenha vida longa a serviço da sociedade e que toda a nossa energia seja empenhada na certeza que vale a pena e que vai dar certo", destacou Izabel.

“Parabenizo a gestora da unidade, professora Izabel Avelar, e todos da sua equipe pelo belo trabalho que vem sendo desenvolvido. O Oswaldo Cruz é patrimônio de Pernambuco e merece o respeito do nosso povo. Contem com a reitoria para, juntos, fortalecermos ainda mais o hospital", assegurou o reitor Pedro Falcão, sendo reiterado pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Aluísio Lessa, que destacou a importância do Huoc como hospital-escola. “É aqui que se formam pessoas para a área de medicina, enfermagem, odontologia. O Oswaldo cruz é essencial no tratamento da saúde da população e na formação de profissionais. Vida longa ao hospital”, disse.

Dentro das comemorações, foi realizada ainda a inauguração da reforma e ampliação do setor de neurologia do Huoc. Em seguida, os convidados assistiram à apresentação do Coral do Amor, formado por pacientes com câncer de mama em tratamento no próprio hospital e, ao final, houve o corte do bolo e o tradicional parabéns, ao som da cantora Nena Queiroga.

Fotos: Diego Galba/VG

Nenhum comentário: