sexta-feira, 20 de março de 2020

Diretoria de Rendas e Tributos disponibiliza atendimento virtual em Arcoverde

Por medidas de prevenção à COVID-19, o atendimento presencial da Diretoria de Rendas e Tributos - DIRT Arcoverde foi restringido. Com o objetivo de assegurar a necessária prestação dos serviços no município, a DIRT disponibiliza mais um canal de atendimento virtual, por meio do WhatsApp: (87) 9.9116-3614.

Todos os serviços poderão ser solicitados no aplicativo, tais como: emissão de guias de recolhimento, abertura de protocolos, vistorias, emissão de certidões, notas fiscais, entre outros.

Verifique se o serviço para o qual deseja atendimentos está disponível em nosso portal na internet, através do seguinte link: www.arcoverde.pe.gov.br/services . Caso não esteja, o atendimento poderá ser solicitado através do e-mail: dirt@arcoverde.pe.gov.br .

Wanderson Lira
Diretor

Prefeita Madalena Britto emite comunicado à população de Arcoverde sobre Coronavírus

Pessoas mal-intencionadas e desinformadas, com o objetivo de gerar pânico em Arcoverde, espalham em redes sociais áudios para causar medo à população e transmitir a sensação de descuido, por parte da Secretaria de Saúde do Município.

Estas atitudes são criminosas e irresponsáveis. A Secretaria de Saúde do Município e toda sua equipe estão a postos, para proteger da melhor forma possível a nossa população arcoverdense, seguindo todo o protocolo e normas determinados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco.

Até o presente momento, dia 19/03/2020, às 17h, NÃO HÁ NENHUM CASO CONFIRMADO de Covid-19 em nosso município.

Pedimos às pessoas, por prevenção, que se mantenham em casa, evitando compartilhar informações que disseminam medo e pânico.

A Secretaria de Saúde divulgará um boletim oficial todos os dias, às 17h, na Rádio Independente FM de Arcoverde, no site da Prefeitura e nas redes sociais oficiais do município.

Não se aproveitem de um momento tão delicado, de atenção mundial, para fazerem política de baixo nível e desrespeito à população. Precisamos, neste momento, nos unirmos formando uma só corrente de proteção às pessoas de Arcoverde.

Atenciosamente,

Madalena Britto
Prefeita de Arcoverde

quarta-feira, 18 de março de 2020

Governo de Pernambuco anuncia medidas mais rigorosas de combate à Covid-19

O governador Paulo Câmara anunciou, nesta terça-feira (17.03), um novo pacote de medidas preventivas com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado, que contabiliza atualmente 19 casos confirmados. O novo decreto determina a suspensão de eventos com público superior a 50 pessoas, além da interrupção de operações de pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto de Fernando de Noronha, onde foi identificado um novo caso suspeito.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou que o novo paciente notificado configura um estágio comunitário, quando não se identifica a transmissão de origem. “A nossa vigilância epidemiológica e a aceleração na testagem dos exames foi fundamental para que pudéssemos detectar o mais rápido possível a situação, o que nos permitiu adotar medidas mais adequadas para a nossa realidade”, afirmou. O 19ª caso em Pernambuco é de uma mulher de 63 anos, moradora do Recife, que não tem histórico de viagem para área de transmissão da doença nem contato com paciente suspeito ou positivo.

Sobre a suspeita de contaminação em Fernando de Noronha, André Longo destacou que as medidas iniciais de isolamento já foram adotadas, além de reforçar que a recomendação de fechamento do aeroporto local visa resguardar os moradores da ilha. “O aeroporto será fechado a partir do próximo dia 21 para os turistas, de forma que todos eles tenham condições de voltar em voos que serão disponibilizados pelas companhias aéreas onde adquiriram suas passagens”, informou.

O Governo de Pernambuco determinou ainda o fechamento de teatros, museus, centros de artesanato, cinemas, academias de ginásticas e similares, evitando ao máximo as aglomerações. Outra determinação é a de que passageiros e tripulantes de voos vindos do exterior cumpram, obrigatoriamente, isolamento domiciliar ao desembarcarem no Aeroporto Internacional do Recife. Como anunciado posteriormente, a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, inicia a partir de amanhã (18), por tempo indeterminado.

REUNIÃO – Antes do anúncio das novas medidas, o governador Paulo Câmara reuniu prefeitos e representantes de 58 municípios do Agreste pernambucano. O encontro serviu para dialogar sobre o cenário atual na região e atualizar os gestores das novas iniciativas de combate ao Covid-19. Anteriormente, o chefe do Executivo já havia se reunido com prefeitos da Região Metropolitana e da Zona da Mata.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Professores de Arcoverde integram nova Formação Continuada de 2020

A Secretaria de Educação e Esportes da Prefeitura de Arcoverde promoveu, na noite de quarta-feira, 11 de março, o início da 2ª Formação Continuada para o Ano Letivo de 2020. Com participação de aproximadamente 150 professores que constituem a Rede Municipal de Ensino, incluindo educadores físicos, a atividade realizada mensalmente tem por objetivo monitorar dificuldades encontradas, além de possibilitar o acompanhamento sistemático e colaborar para o aprimoramento do ensino.

Os grupos de trabalho desta edição foram divididos em salas de aula da Escola Alfabeto, localizada no bairro do São Cristóvão, com turmas de professores do 3°ao 9° ano, das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Língua Inglesa. “A proposta do trabalho de hoje é exatamente explanar sobre a luz do Currículo de Pernambuco, através das suas concepções e de suas premissas. Todos esses professores estão trabalhando por meio de atividades práticas e também de concepções, com coordenação de formadores da Secretaria de Educação e Esportes”, afirmou a secretária municipal da pasta, Zulmira Cavalcanti, que acompanhou pessoalmente a execução da Formação Continuada em todas as turmas.

Sob comando dos professores Everton, Rosemary, Edjane, Alana, Taciana e Jéssica, incluindo o ciclo com os educadores físicos na quadra do Centro de Ensino de Jovens e Adultos Cícero Franklin Cordeiro – CEJA Arcoverde, localizado também no bairro do São Cristóvão, a Formação Continuada prossegue na próxima sexta-feira e desta vez, vai envolver somente os professores que trabalham com crianças especiais, matriculadas na Rede Municipal de Ensino.

Para a coordenadora Nedja, a etapa inicial do ciclo tem como importância analisar o que está de mais atual nos estudos do Estado, com foco em competências e planejamentos. “Já temos dos Anos Finais o resultado da Diagnóstica, a qual está sendo compartilhada com os professores. É através dela que nós fazemos todo o ano letivo e sabemos como está o nosso aluno em relação a cada ano que ele está iniciando. Esta Diagnóstica tem justamente o objetivo de percebermos as dificuldades, e a partir das dificuldades já começarmos a trabalhar com os professores os pontos específicos para que consigamos dar andamento ao trabalho”, avaliou.

A realização da Formação Continuada também foi dedicada ao público feminino. “Hoje nós estamos fazendo uma homenagem às professoras, em alusão ao Dia Internacional da Mulher e trazendo uma mensagem de apoio para elas, reafirmando que é preciso estarmos juntas, para ficarmos cada vez mais fortes”, concluiu a secretária municipal Zulmira Cavalcanti.

Fotos: Israel Leão 

terça-feira, 10 de março de 2020

Prefeitura de Arcoverde abre inscrições para boxes do Centro de Gastronomia e Artesanato

A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, disponibiliza entre os dias 10 e 25 de março, o Edital Público de inscrições para a ocupação dos boxes de comercialização que irão constituir o Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde – CGA. O novo espaço público será inaugurado brevemente no centro do município, na Rua Leonardo Pacheco Duque (Beco do Buíque), onde funcionava o antigo Mercado Público de Carnes. 

“Teremos 23 boxes divididos entre alimentação (cafeteria, queijos, doces, comida regional, tapiocaria, cachaçaria, lanchonetes, bolos e sucos) e artesanato (redes, souvenirs, renascença, enxovais, madeira)”, adiantou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Jussara Pereira Barbosa.

As inscrições acontecem de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua Barbosa Lima, s/n° (antigo Centro de Cultura), no centro da cidade.

O Centro de Gastronomia e Artesanato objetiva que a cultura e a economia local estejam cada vez mais favoráveis aos moradores e visitantes, tornando possível um novo polo popular de comercialização com a identidade popular de Arcoverde.

Arte: Divulgação/projeto

2° Colegiado de Gestores de 2020 é promovido pela Educação de Arcoverde

O auditório da Secretaria de Educação e Esportes de Arcoverde sediou, na tarde desta segunda-feira, 09 de março, o 2° Colegiado de Gestores para o ano letivo de 2020. Com explanação da secretária municipal da pasta, Zulmira Cavalcanti, a iniciativa reuniu representantes das 28 escolas constituintes da Rede Municipal de Ensino, entre gestores e educadores de apoio.

Nas principais pautas abordadas, foram expostas as próximas edições do Calendário de Colegiados; Formações em Serviços para Professores; Novo Roteiro do Diário Escolar para o Ensino Fundamental 1; Projeto Político Pedagógico – PPP; Programa Criança Alfabetizada; Avaliação Fluência; 16ª Olimpíada de Matemática – OBMEP 2020; Sistema PEM e a merenda escolar para Creches, Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, e EJA.

Entre outros temas debatidos com os presentes, Zulmira Cavalcanti ressaltou a expectativa para o resultado do município no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE). “O resultado será divulgado no dia 04 de outubro. A gente vem muito feliz e esperamos obter um índice muito bom”, afirmou a secretária de Educação e Esportes de Arcoverde, que também abordou assuntos como o levantamento da frequência escolar dos estudantes nas instituições municipais, além das prevenções que estão sendo tomadas em relação ao Coronavírus e práticas de higiene nos diversos ambientes e contextos escolares.

A atividade contou ainda com a participação do administrador paroquial e reitor Padre Edson Rodrigues, que fez o encerrando do 2° Colegiado de Gestores falando um pouco sobre a Campanha da Fraternidade 2020, a qual aborda o tema Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso. “Aqui, a gente olha para o lado da pessoa e tem uma palavra chave que rege. Chama-se: cuidado. Cuidado com a pessoa e se baseia no lema de sentir compaixão e de cuidar do próximo”, iniciou Padre Edson, que também enalteceu a importância das mulheres educadoras pela passagem do Dia Internacional da Mulher, no último domingo (08/03), destacando em especial, o olhar materno como principal sentido alusivo à data, através de interpretações musicais e colocações pessoais.
 
Fotos: PMA/Divulgação

Paulo Câmara convoca 132 profissionais de saúde do Hospital Universitário Oswaldo Cruz

O governador Paulo Câmara sancionou, na noite desta segunda-feira (09.03), no Palácio do Campo das Princesas, a lei que reorganiza o quadro de vagas de pessoal do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), referência no atendimento de casos suspeitos do covid-19. A medida vai permitir a ampliação, na unidade, de 132 cargos de profissionais de saúde de diversas categorias, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem, aprovados no concurso público da Universidade de Pernambuco (UPE).

“São mais profissionais para reforçar o Hospital Oswaldo Cruz e a nossa rede de saúde, que passa a contar também com mais infectologistas. Eles vão nos ajudar muito em um momento que tem preocupado a todos nós”, afirmou Paulo Câmara, destacando a celeridade com a qual a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovou a lei.

Como não há mais infectologistas no banco do certame da UPE, dos 132 profissionais de saúde, 12 médicos da especialidade, aprovados em concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), serão nomeados. Destes, sete serão encaminhados para o Huoc e outros cinco para o Hospital Correia Picanço, referência no atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus em crianças.

"Esse projeto de lei e a autorização para a convocação dos profissionais de saúde demonstra o empenho do governador Paulo Câmara para deixar a rede estadual de saúde ainda mais preparada e em alerta para o atendimento e contenção de possíveis casos de covid-19 em nosso Estado", destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Fotos: Divulgação/SEI

quinta-feira, 5 de março de 2020

Conselho do Idoso vai apresentar resultados de controle social efetivado em Arcoverde

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) de Arcoverde realiza, no próximo dia 26 de março (quinta-feira), apresentação do caderno ‘Controle Social, uma questão de organização: Vivências do CMDPI de Arcoverde’.

A solenidade, que é aberta ao público interessado, acontece a partir das 8h, no auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa.

Arte: Divulgação