quinta-feira, 26 de abril de 2012

Vereador Luciano Pacheco participa de solenidade para entrega de Kit didático da educação para alunos do município

Nesta quinta-feira (26), o auditório da AESA-CESA ficou superlotado por alunos, pais, mães, diretores, professores e todos que compõe a rede municipal de ensino de Arcoverde. O evento marcou a entrega simbólica de um Kit didático da Educação para 2.000 alunos do município.

O Vereador Luciano Pacheco prestigiou a solenidade que contou também com a presença do Prefeito Zeca, da Vice-Prefeita Madalena, dos Vereadores Niltão e Luíza, da Secretária de Educação Angélica, do Representante da Editora Saraiva entre outras personalidades.

O Kit contém livros infantis que vão atender aos alunos da educação infantil até o 1º ano do fundamental e são formados por livros e apostilhas que vão garantir um melhor aprendizado por parte dos pequenos estudantes das escolas municipais de Arcoverde

Segundo o edil Luciano Pacheco, “É de fundamental importância à entrega dos kits didático da educação, que será refletido num futuro próximo, pelo qual os alunos da rede municipal terão uma melhor qualidade no aprendizado”.

O Vereador Luciano Pacheco enalteceu o Governo Zeca e afirmou que Arcoverde tem crescido nos últimos 7 anos porque tem um grupo consolidado e é encabeçado por um gestor sério e competente que se chama Zeca Cavalcanti.

Seca: “É preciso salvar os rebanhos”

Senador Armando Monteiro alerta para preservação do patrimônio dos pequenos produtores e elogia atuação da presidente Dilma e do ministro Fernando Bezerra
Em pronunciamento proferido na noite desta quarta-feira (25), na tribuna do Senado Federal, o senador Armando Monteiro (PTB/PE) manifestou sua preocupação com a seca no Nordeste, sobretudo no Sertão e no Agreste de Pernambuco.
“Há 29 municípios em estado de emergência, 22 no Sertão e sete no Agreste, impactando diretamente a vida de 300 mil pessoas. Os efeitos da estiagem atingem a agricultura e a pecuária. Cerca de cem mil pequenos produtores rurais do Sertão já perderam suas lavouras de milho e feijão”, apontou o senador, destacando que cerca de 300 mil toneladas de alimentos já deixaram de ser produzidas, conforme dados da Secretária de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco.
Segundo o senador, a situação é grave e em muitos casos irreversível em termos de perdas econômicas. “Os criadores intensificaram as vendas para abate, receosos com a falta de pastagens e perda de peso dos animais. Nesse momento, é preciso salvar os rebanhos bovino, caprino e ovino, que somam seis milhões de cabeças e representam o principal capital dos pecuaristas da região”, disse.
Armando Monteiro parabenizou a forma ágil que a presidente Dilma Rousseff vem enfrentando o problema. “Quero saudar a forma ágil com que o Governo Federal, especialmente a presidente Dilma, vem garantindo a liberação de recursos para o enfrentamento desse quadro. Refiro-me à publicação da Medida Provisória nº 566, que já contempla a liberação de créditos extraordinários para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Integração, que se destinam às ações de caráter emergencial, como a garantia do seguro-safra, assistência financeira aos produtores não cobertos por esse sistema, o Bolsa Estiagem e ações na área de defesa civil”, elogiou.
Para Armando Monteiro, é preciso investir em projetos estruturantes para evitar a utilização de soluções paliativas, como é o caso dos carros-pipa. “Há décadas registramos o tempo passar e lamentavelmente utilizamos de soluções emergenciais como os carros-pipa, quando já poderíamos ter implementado projetos de caráter estruturante, que pudessem, de alguma forma atenuar esse quadro, assim como combater o problema”, ponderou.
As iniciativas deflagradas no governo do ex-presidente Lula, para combater a seca no Nordeste, também foram lembradas pelo senador, como a construção da transposição do rio São Francisco. “Temos de louvar algumas iniciativas do presidente Lula quando bancou o projeto da transposição do São Francisco. O importante é que alguns eixos da transposição viabilizarão a possibilidade de que uma nova rede de adutoras possa ser implantada, fazendo desses pontos eixos de captação de água para o atendimento de áreas. No caso de Pernambuco, por exemplo, há um projeto da adutora do agreste que poderá vir a beneficiar 60 municípios dessa região, considerada a de maior densidade demográfica, com alto déficit hídrico no nosso Estado”.
Ao final do discurso o senador ressaltou as ações céleres encampadas pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho. “O ministro Fernando Bezerra tem atuado de forma firme na tomada de decisões. Além disso, ele irá coordenar e administrar as ações definidas pelo governo federal para o combate a seca no nordeste”, destacou.

Receita turística dos shows de Paul McCartney foi de R$ 21 milhões

A passagem do cantor britânico Paul McCartney em Pernambuco rendeu bons dividendos para a cadeia produtiva do turismo. Mais de 25 mil visitantes de todo o país injetaram R$ 21.255.722,04 na economia do Estado. Os dados foram levantados pela Secretaria de Turismo de Pernambuco, por meio da Empetur, e revelam o impacto econômico de grandes eventos para a atividade turística.
A Região Nordeste foi o grande emissor de turistas, com destaque para os estados da Paraíba (17,52%), Ceará (14,29%), Rio Grande do Norte (9,52%) e Bahia (9,35%). Em média, os turistas e excursionistas passaram três dias em Pernambuco com um gasto diário de R$ 334,86. É importante ressaltar que o valor do ingresso não foi contabilizado no gasto médio. Este item englobou despesas com hospedagem, receptivo, passeios, alimentação, compras e outros serviços. “O sucesso dos shows de Paul McCartney nos credencia para receber grandes eventos internacionais, como teremos a cantora Jennifer Lopez no início do mês de julho”, comemora o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
A pesquisa indica ainda a avaliação dos visitantes sobre os equipamentos e serviços turísticos do Recife. Os meios de hospedagem da cidade foram aprovados por 80,45% dos turistas, que consideraram ótimo ou bom 82,80% dos serviços de táxi. Os visitantes também avaliaram a estrutura do show. Cerca de 80% aprovaram a localização e a organização do show de Paul McCartney enquanto a segurança ficou em torno de 88%.
A pesquisa do show do Paul McCartney foi realizada pela Unidade de Gestão da Informação da Empetur, entre os dias 21 e 22 de abril, entrevistando 591 turistas e excursionistas e fazendo um contagem auxiliar de 15.855 pessoas, que respondiam se eram turistas, excursionistas ou residentes. A metodologia utilizada pela Empetur é aceita pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e leva em consideração os dados coletados nas duas sondagens para projetar os números globais.

Deputados vem ao estado anunciar que Eduardo agora é cidadão baiano

Uma delegação de deputados estaduais baianos estará no Recife nesta quinta-feira (26/04) para comunicar ao governador Eduardo Campos que a Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, a concessão do titulo de cidadão honorário daquele estado.

Segundo a proposição do deputado Cacá Leão (PP), a homenagem se dá como reconhecimento a Eduardo "pelos relevantes serviços prestados ao Nordeste e ao Brasil". Além do idealizador da distinção, virão a Pernambuco outros dez parlamentares, integrantes de diferentes partidos, entre os quais Leur Lomanto Jr. (PMDB), Bruno Reis (PRP) e Adolfo Viana (DEM).

A delegação baiana, que tem chegada prevista para as 9h de amanhã, aproveitará a estada para conhecer o Complexo Industrial e Portuário de Suape. Presenciarão, ainda, a sessão de monitoramento do modelo de gestão dedicada ao Pacto pela Vida. "Não poderíamos vir a Pernambuco sem ver de perto este grande motor do desenvolvimento do Nordeste, que é Suape", disse Leur Jr.

A solenidade de entrega do título ainda não tem data marcada, mas é provável que durante almoço com os visitantes o governador defina quando irá a Salvador para receber a homenagem.


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Secretário anuncia medidas para enfrentar estiagem em Serra Talhada

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, falou nesta quarta-feira (25), em Serra Talhada, para representantes de 52 sindicatos rurais de cinco pólos do Sertão sobre as medidas em andamento e que estão sendo tomadas pelo Governo do Estado.

Na ocasião, ele recebeu documento do presidente da Federação do Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco (Fetape), Doriel  Barros, com demandas para combate aos efeitos da seca.  
Algumas das reivindicações dos sindicatos já estão contempladas, pelo Governo Estadual, no plano que será anunciando nos próximos dias.

Uma delas é a recuperação e instalação de 1,4 mil poços com recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 20 milhões. Desses, 113 estão tendo instalação imediata. O Governador Eduardo Campos também autorizou a ampliação do número de carros pipas em operação de 590 para 800 caminhões.

Outra preocupação dos trabalhadores rurais, a escassez de alimentação animal, foi respondida pelo secretário. "Estamos reeditando medida provisória que está em estudo com os agentes financeiros para criar fundo de aval que vai destinar recursos para que os criadores possam comprar ração para os rebanhos", disse, acrescentando que no Sertão serão plantados 1 mil hectares de sorgo da Embrapa com ciclo de produção de 75 dias. Para o Agreste foi autorizada a distribuição imediata de 1,3 mil toneladas de sementes de milho para o plantio de 43 mil hectares. Para agilizar o cultivo, a Secretaria vai realizar por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco, 63 mil horas-máquina - trabalho de tratores para o preparo do solo.

O secretário Executivo de Agricultura Familiar, Aldo Santos, que estava presente, avaliou que o Estado avançou como facilitador do acesso às políticas públicas que hoje dão outra condição para o trabalhador enfrentar esse momento. "Vamos melhorar a capacidade hídrica na Zona Rural com  a implantação de 15,5 mil cisternas com R$ 168 milhões do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) e R$ 24 milhões de contrapartida do Governo do Estado", informou Santos. 

Aldo Santos respondeu ao item da pauta dos sindicatos que pede antecipação do pagamento do seguro Garantia-Safra com o anúncio que o Governo do Estado decidiu pagar o aporte de R$ 4 milhões para que os agricultores inscritos no Programa recebam o benefício até o mês de junho. O secretário Executivo de Projetos Especiais e presidente do Proprural, José Patriota, também falou que a primeira fase de parceria com a Articulação do Semi-Árido (ASA), contruiu 10 mil cisternas em Pernambuco e que um aditivo ao projeto vai permitir a construção de mais 21 mil cisternas com R$ 40 milhões do Governo Federal  e contrapartida de R$ 6 milhões do Governo do Estado. "Não falta compromisso ao Governo Estadual para enfrentar esse problema e executar ações estruturais para atenuar as consequencias de novas secas", destacou.

O presidente da Fetape, Doriel Barros, disse reconher o esforço dos Governos Federal e Estadual que já anunciaram medidas para enfrrentar a estiagem. "Mas estamos aqui para pedir agilidade e ajustes dessas ações", salientou. Outros representantes dos sindicatos rurais instalados nos cinco pólos do Sertão se pronunciaram e pediram apoio das prefeituras. O prefeito de Serra Talhada, Carlos Evandro, e o seu vice, Luciano Duque, estavam presentes e também receberam o documento com as reivindicações da Fetape. 

Armando comemora liberação de R$ 90 mi para barragem de Serro Azul

Com voto favorável do Senador Armando Monteiro, a Comissão de Orçamento do Senado aprovou nesta quarta-feira (25) o crédito suplementar da ordem de R$ 90 milhões para a construção da barragem de Serro Azul, em Pernambuco. Localizada no município de Palmares, a barragem vai abranger também municípios como Catende e Bonito, fortemente atingidos pelas últimas enchentes na Mata Sul. A obra será construída com recursos dos governos Federal e Estadual.

Para o senador Armando Monteiro, o aporte de R$ 90 milhões garantirá a execução de uma obra de caráter estruturante. “Esta liberação traduz de forma adequada a prioridade que deve ser dada a este projeto, que tem um grande alcance social.

Segundo Armando, quem conhece a Mata Sul de Pernambuco sabe dos inestimáveis prejuízos causados nos períodos de fortes chuvas à população. “A Mata Sul possui uma densidade demográfica expressiva e tem o município de Palmares como o maior da região. Priorizar a destinação dos recursos por meio dessa realocação é muito importante para garantir a execução dessa obra que representará uma solução definitiva para o drama das cheias na Mata Sul”, externou.

A barragem de Serro Azul será a quinta maior de Pernambuco e terá capacidade de acumulação de 303 milhões de metros cúbicos de água. A finalidade da obra é controlar quatro reservatórios que servem de amortecimento de cheias nas bacias dos rios Una, Sirinhaém e Mundaú. A barragem protegerá cerca de dez municípios da região que, em épocas de chuvas, sofrem com as recorrentes inundações.

Prefeito do MS conhece modelo de gestão e reunião de monitoramento

O governador Eduardo Campos recebeu na tarde de hoje (25), o prefeito de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho (PMDB). Formado em Medicina, o gestor municipal veio acompanhado do Procurador Geral do Município e assistiu a reunião de monitoramento do Pacto pela Saúde.

Coube ao secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Rêbelo, apresentar o funcionamento, as ferramentas e os recursos humanos envolvidos no modelo de acompanhamento de metas e objetivos implantado pelo Governo de Pernambuco.

Trad Filho disse que Pernambuco é hoje um “exemplo para o país por ter uma administração voltada para o futuro”. Ao final da reunião, ele apontou o que mais lhe surpreendeu. "Fiquei impressionado com os dados técnicos passados pelos responsáveis de cada unidade hospitalar como o tempo de permanência dentro do hospital, além dos números de cirurgia e de profissionais envolvidos."

O prefeito também elogiou o comando do governador. "Eduardo cobra e gerencia tudo sem deixar passar nenhum detalhe. Está atento a todos os números. E o mais importante é que ele faz cobranças com estabelecimento de metas a serem cumpridas."

Por falar em cobrança, desde o último dia 17, o governador dedicou 40 horas da sua agenda ao segundo ciclo das reuniões de monitoramento de 2012. Desde então, já foram realizados 09 encontros e outros três estão programados para acontecer até sexta-feira.

PACTO PELA VIDA – Uma comissão externa da Câmara dos Deputados estará no Recife amanhã para conhecer a politica de segurança pública desenvolvida no estado, o Pacto pela Vida. Liderada pelo deputado Efraim Morais Filho (DEM/PB), presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, o grupo é integrado ainda pelos deputados João Campos (PSDB/GO), José Augusto Maia (PTB/PE) e Pastor Eurico (PSB/PE).

A agenda dos parlamentares prevê o acompanhamento da reunião de monitoramento do Comitê Gestor do Pacto pela Vida, que começa às 14h na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), sob a coordenação do Governador Eduardo Campos.

Entrevista com Luciano Pacheco, pré-candidato a prefeito de Arcoverde pelo PSD

Blog Túllyo Cavalcanti: Como o Sr. Avalia a gestão Zeca no Geral?
Luciano Pacheco: O Prefeito Zeca tem feito uma gestão aprovada pela população, assim são os índices divulgados pelos diversos institutos de pesquisas em nossa cidade. Os investimentos tem sido trazidos para Arcoverde e assistimos a um canteiro de obras que tem elevado a infra-estrutura da cidade oportunizando mais desenvolvimento econômico. 

Blog Túllyo Cavalcanti: Em uma possível candidatura, quais as suas propostas para Educação e Saúde?
Luciano Pacheco:  A educação em Arcoverde vem tendo um crescente número de crianças matriculadas. A prioridade seria construção de mais escolas na zona rural, bem como escolas de ensino integral na cidade. A prioridade também seria garantir uma merenda de qualidade e melhora no transporte escolar. O destaque seria a construção de creches em todos os bairros de nossa cidade para permitir que as mães pudessem trabalhar e deixar seus filhos seguros em um ambiente adequado. Por exemplo, a cidade de Petrolina já vai construindo cerca de 50 creches. Quanto à saúde, será possível buscar uma ampliação no número de exames, principalmente aqueles especiais, bem como um reforço na farmácia básica para que a população tenha mais medicamentos gratuitamente. Também vemos a necessidade de adquirir um ônibus novo para o transporte diário das pessoas que fazem tratamento em Recife, bem como a disponibilização de um veículo para atender aos pacientes na cidade que fazem fisioterapia e tem dificuldade de se locomoverem, inclusive também veículo adaptado para o transporte de pessoas com alto grau de dificuldade de locomoção. E ainda aumento do número e efetivação dos agentes de Endemias, bem como aumento do número de agentes comunitários de saúde, gerando mais emprego para o povo, por meio de concurso público, e dando uma melhor condição de saúde preventiva.

 Blog Túllyo Cavalcanti: Sabemos que o Sr. goza de trânsito livre tanto na bancada de situação como também com a oposição. Caso o Sr. venha a ser preterido pelo Prefeito, existe alguma possibilidade de acordo com a oposição?
Luciano Pacheco: Temos preservado o respeito com todos. Mas é publico e notório que atualmente integro a bancada governista, sendo inclusive o líder. Por isso devo aguardar a decisão do Prefeito quanto a sua opção para lançar o apoio nas próximas eleições. Tenho boa relação com o Prefeito Zeca e com toda a bancada governista, cuja maioria já externou nosso nome como opção.

Blog Túllyo Cavalcanti: Sendo o Sr. originário do Legislativo, se crer que o trabalho seria de grande harmonia com os vereadores. Como seria este entendimento com a Casa James Pacheco?
Luciano Pacheco: A Câmara de Vereadores é um grande laboratório. Qualquer Prefeito que tenha antes passado por uma Câmara tem condições de fazer um governo muito melhor, com maior interação com o Poder Legislativo. Ouvir os representantes do povo é sempre muito salutar. Registre-se que o Vereador é o político mais próximo do povo. Tenho certeza que nosso entendimento seria um dos melhores. Tive a oportunidade de presidir a Câmara de Vereadores por todo um mandato, sendo, pela primeira vez na história do Legislativo Municipal, sido reeleito presidente. Fizemos uma gestão, modéstia a parte, impar, valorizando o Legislativo, dando transparência e tendo um tratamento por igual com todos, fosse governo ou oposição.  Garantimos grandes projetos, mas também entregamos um prédio modelo com a reforma física, sendo hoje uma das melhores do Estado de Pernambuco. Tivemos uma aprovação de todos os Vereadores, funcionários e a população em geral.

Blog Túllyo Cavalcanti: Quais partidos hoje sinalizam para um possível apoio a sua candidatura?
Luciano Pacheco:
Além do PSD, temos o PRB, presidido pelo Dr. Rodrigo Roa (Diretor da Clínica Neuroimagem). Com outros partidos temos mantido um bom diálogo e recebemos muita sinalização positiva. Resguardamos-nos quanto a outros nomes por uma questão de estratégia. 

Blog Túllyo Cavalcanti: Quais os desafios de administrar uma Cidade do porte de Arcoverde?
Luciano Pacheco:
Fazer um governo sempre ouvindo o povo. A população quer um grande administrador para a cidade. É indispensável que um governo faça uma gestão participativa e por isso ir aos bairros, visitar a população urbana e rural, ouvir a cada um, essa é a regra para fazer uma gestão coroada de acertos. O maior desafio é dar continuidade ao ritmo de crescimento que Arcoverde tem hoje. É muito grande e por isso o próximo gestor tem que ter perfil, experiência administrativa, pulso, articulação com outros setores públicos e privados, além de definir metas para captação de recursos do governo federal e estadual. Se a escolha não for acertada, corremos o riscos de estagnar nosso crescimento e viver momento de decadência, como vimos há décadas atrás, quando Arcoverde tinha industrias e era bem conceituada na região em termos de desenvolvimento econômico.

Blog Túllyo Cavalcanti: Quem é Luciano Pacheco?
Luciano Pacheco: SOU Advogado militante, especialista em Ciências Criminais pela Escola Superior da Advocacia e Faculdade Joaquim Nabuco, em Recife. ESTOU Vereador. Ingressamos na vida pública desde os 16 anos de idade, integrando o movimento estudantil, popular e comunitário. Fui eleito Vereador em 1996, com 733 votos pelo PMN. Conseguimos a reeleição em 2000 com 1.015 votos pelo PTB. Em 2004 enfrentamos o desafio de apoiar para Prefeito uma terceira via e com muito sacrifício conseguimos o terceiro mandato com 1.008 votos também pelo PTB. Já no ano de 2006 assumimos o projeto de ser candidato a Deputado Estadual, tendo cerca de 10 mil votos, sendo o segundo mais votado em Arcoverde, tendo mais votos do que o ex-deputado Israel Guerra, superando assim a casa de mais de 5 mil votos somente em Arcoverde, perdendo apenas para o candidato do Prefeito Zeca por mil votos, tendo inclusive liderado as pesquisas por quase toda a campanha, mas a máquina e os apoios locais (Prefeito, vice-prefeita, mais de 06 vereadores e centenas de lideranças) garantiram a posição de majoritário ao candidato do governo. Por fim, em 2008 mais uma vez colocamos nosso nome à disposição do povo de Arcoverde, tendo uma votação surpreendente, aumentando em cerca de 50% da eleição anterior, obtendo 1.501 votos pelo PTB. Na eleição estadual de 2010 coordenamos a campanha do senador Armando Monteiro na região do sertão do moxotó, colaborando para que o mesmo fosse o mais votado em 12 das 13 cidades que fazia parte da nossa coordenação, resultado esse diferenciado de todas as demais regiões no Estado. Agora, colocamos nosso nome a disposição do povo de Arcoverde. Já antecipamos em primeira mão a esse respeitoso, competente e atualizado blog que em não sendo candidato a Prefeito iremos tentar renovar mais um mandato na Casa James Pacheco. Seja feita a vontade de Deus e não a minha vontade.

Blog Túllyo Cavalcanti: Suas considerações finais.
Luciano Pacheco: Nossos agradecimentos por essa oportunidade, em especial por ter sido o primeiro nessa série de entrevistas. Quero de público dizer da minha admiração pelo trabalho desse Blog na sua pessoa Túllyo Cavalcanti, o qual tem mostrado muita competência, imparcialidade, seriedade, bravura, lealdade com o dever de imprensa, atualização e acima de tudo respeito para com o próximo. Tenho um princípio em que creio “UMA FOLHA SECA NÃO CAI AO CHÃO DE NÃO FOR DA VONTADE DE DEUS”. Por isso entreguei essa decisão ao pai criador (Grande Arquiteto Do Universo) quanto a nossa candidatura a Prefeito. Tenho vontade e coragem. Mas o querer não é o Poder. O Querer é meu, todavia o Poder é de Deus.

Abraços,

Cordialmente

LUCIANO PACHECO.
Vereador de Arcoverde – PSD.