Nesta
quinta-feira (26), o auditório da AESA-CESA ficou superlotado por
alunos, pais,
mães, diretores, professores e todos que compõe a rede municipal de
ensino de
Arcoverde. O evento marcou a entrega simbólica de um Kit didático da
Educação
para 2.000 alunos do município.
O Vereador
Luciano Pacheco prestigiou a solenidade que contou também com a presença
do
Prefeito Zeca, da Vice-Prefeita Madalena, dos Vereadores Niltão e Luíza,
da
Secretária de Educação Angélica, do Representante da Editora Saraiva
entre
outras personalidades.
O
Kit contém livros infantis que vão atender aos alunos da educação
infantil até
o 1º ano do fundamental e são formados por livros e apostilhas que vão
garantir
um melhor aprendizado por parte dos pequenos estudantes das escolas
municipais
de Arcoverde
Segundo
o edil Luciano Pacheco, “É de
fundamental importância à entrega dos kits didático da educação, que
será
refletido num futuro próximo, pelo qual os alunos da rede municipal
terão uma
melhor qualidade no aprendizado”.
O
Vereador Luciano Pacheco enalteceu o Governo Zeca e afirmou que
Arcoverde tem
crescido nos últimos 7 anos porque tem um grupo consolidado e é
encabeçado por um
gestor sério e competente que se chama Zeca Cavalcanti.
Senador Armando
Monteiro alerta para preservação do patrimônio dos pequenos produtores e
elogia atuação da presidente Dilma e do ministro Fernando Bezerra
Em pronunciamento proferido na noite desta
quarta-feira (25),
na tribuna do Senado Federal, o senador Armando Monteiro (PTB/PE)
manifestou
sua preocupação com a seca no Nordeste, sobretudo no Sertão e no Agreste
de Pernambuco.
“Há 29 municípios em estado de emergência, 22
no Sertão e
sete no Agreste, impactando diretamente a vida de 300 mil pessoas. Os
efeitos
da estiagem atingem a agricultura e a pecuária. Cerca de cem mil
pequenos
produtores rurais do Sertão já perderam suas lavouras de milho e
feijão”,
apontou o senador, destacando que cerca de 300 mil toneladas de
alimentos já
deixaram de ser produzidas, conforme dados da Secretária de Agricultura e
Reforma Agrária de Pernambuco.
Segundo o senador, a situação é grave e em
muitos casos
irreversível em termos de perdas econômicas. “Os criadores
intensificaram as
vendas para abate, receosos com a falta de pastagens e perda de peso dos
animais. Nesse momento, é preciso salvar os rebanhos bovino, caprino e
ovino,
que somam seis milhões de cabeças e representam o principal capital dos
pecuaristas da região”, disse.
Armando Monteiro parabenizou a forma ágil que
a
presidente Dilma Rousseff vem enfrentando o problema. “Quero saudar a
forma
ágil com que o Governo Federal, especialmente a presidente Dilma, vem
garantindo a liberação de recursos para o enfrentamento desse quadro.
Refiro-me
à publicação da Medida Provisória nº 566, que já contempla a liberação
de
créditos extraordinários para o Ministério do Desenvolvimento Agrário e
Ministério
da Integração, que se destinam às ações de caráter emergencial, como a
garantia
do seguro-safra, assistência financeira aos produtores não cobertos por
esse
sistema, o Bolsa Estiagem e ações na área de defesa civil”, elogiou.
Para Armando Monteiro, é preciso investir em
projetos
estruturantes para evitar a utilização de soluções paliativas, como é o
caso
dos carros-pipa. “Há décadas registramos o tempo passar e
lamentavelmente
utilizamos de soluções emergenciais como os carros-pipa, quando já
poderíamos
ter implementado projetos de caráter estruturante, que pudessem, de
alguma
forma atenuar esse quadro, assim como combater o problema”, ponderou.
As iniciativas deflagradas no governo do
ex-presidente Lula,
para combater a seca no Nordeste, também foram lembradas pelo senador,
como a
construção da transposição do rio São Francisco. “Temos de louvar
algumas
iniciativas do presidente Lula quando bancou o projeto da transposição
do São
Francisco. O importante é que alguns eixos da transposição viabilizarão a
possibilidade de que uma nova rede de adutoras possa ser implantada,
fazendo
desses pontos eixos de captação de água para o atendimento de áreas. No
caso de
Pernambuco, por exemplo, há um projeto da adutora do agreste que poderá
vir a
beneficiar 60 municípios dessa região, considerada a de maior densidade
demográfica,
com alto déficit hídrico no nosso Estado”.
Ao final do discurso o senador ressaltou as
ações céleres
encampadas pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra
Coelho. “O
ministro Fernando Bezerra tem atuado de forma firme na tomada de
decisões. Além
disso, ele irá coordenar e administrar as ações definidas pelo governo
federal
para o combate a seca no nordeste”, destacou.
A passagem do cantor britânico Paul
McCartney em Pernambuco rendeu bons dividendos para a cadeia produtiva
do
turismo. Mais de 25 mil visitantes de todo o país injetaram R$
21.255.722,04 na
economia do Estado. Os dados foram levantados pela Secretaria de Turismo
de
Pernambuco, por meio da Empetur, e revelam o impacto econômico de
grandes
eventos para a atividade turística.
A Região
Nordeste foi o grande emissor de
turistas, com destaque para os estados da Paraíba (17,52%), Ceará
(14,29%), Rio
Grande do Norte (9,52%) e Bahia (9,35%). Em média, os turistas e
excursionistas
passaram três dias em Pernambuco com um gasto diário de R$ 334,86. É
importante
ressaltar que o valor do ingresso não foi contabilizado no gasto médio.
Este
item englobou despesas com hospedagem, receptivo, passeios, alimentação,
compras e outros serviços. “O sucesso dos shows de Paul McCartney nos
credencia
para receber grandes eventos internacionais, como teremos a cantora
Jennifer
Lopez no início do mês de julho”, comemora o secretário de Turismo de
Pernambuco, Alberto Feitosa.
A pesquisa
indica ainda a avaliação dos
visitantes sobre os equipamentos e serviços turísticos do Recife. Os
meios de
hospedagem da cidade foram aprovados por 80,45% dos turistas, que
consideraram
ótimo ou bom 82,80% dos serviços de táxi. Os visitantes também avaliaram
a
estrutura do show. Cerca de 80% aprovaram a localização e a organização
do show
de Paul McCartney enquanto a segurança ficou em torno de 88%.
A pesquisa do show
do Paul McCartney foi realizada pela Unidade de Gestão da Informação da
Empetur, entre os dias 21 e 22 de abril, entrevistando 591 turistas e
excursionistas e fazendo um contagem auxiliar de 15.855 pessoas, que
respondiam
se eram turistas, excursionistas ou residentes. A metodologia utilizada
pela
Empetur é aceita pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e leva em
consideração os dados coletados nas duas sondagens para projetar os
números
globais.
Uma delegação de
deputados estaduais baianos estará no Recife nesta quinta-feira (26/04)
para
comunicar ao governador Eduardo Campos que a Assembleia Legislativa
aprovou,
por unanimidade, a concessão do titulo de cidadão honorário daquele
estado.
Segundo a proposição
do deputado Cacá Leão (PP), a homenagem se dá como reconhecimento a
Eduardo
"pelos relevantes serviços prestados ao Nordeste e ao Brasil". Além
do idealizador da distinção, virão a Pernambuco outros dez
parlamentares,
integrantes de diferentes partidos, entre os quais Leur Lomanto Jr.
(PMDB),
Bruno Reis (PRP) e Adolfo Viana (DEM).
A delegação baiana,
que tem chegada prevista para as 9h de amanhã, aproveitará a estada para
conhecer o Complexo Industrial e Portuário de Suape. Presenciarão,
ainda, a
sessão de monitoramento do modelo de gestão dedicada ao Pacto pela Vida.
"Não poderíamos vir a Pernambuco sem ver de perto este grande motor do
desenvolvimento do Nordeste, que é Suape", disse Leur Jr.
A solenidade de
entrega do título ainda não tem data marcada, mas é provável que durante
almoço
com os visitantes o governador defina quando irá a Salvador para receber
a
homenagem.
O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos,
falou nesta quarta-feira (25), em Serra Talhada, para representantes de
52 sindicatos rurais de cinco pólos do Sertão sobre as medidas em
andamento e que estão sendo tomadas pelo Governo do Estado.
Na ocasião, ele recebeu documento do
presidente da Federação do Trabalhadores da Agricultura do Estado de
Pernambuco (Fetape), Doriel Barros, com demandas para combate aos
efeitos da seca.
Algumas das reivindicações dos sindicatos já estão
contempladas, pelo Governo Estadual, no plano que será anunciando nos
próximos dias.
Uma delas é a recuperação e instalação de
1,4 mil poços com recursos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 20
milhões. Desses, 113 estão tendo instalação imediata. O Governador
Eduardo Campos também autorizou a ampliação do número de carros pipas em
operação de 590 para 800 caminhões.
Outra preocupação dos trabalhadores
rurais, a escassez de alimentação animal, foi respondida pelo
secretário. "Estamos reeditando medida provisória que está em estudo com
os agentes financeiros para criar fundo de aval que vai destinar
recursos para que os criadores possam comprar ração para os rebanhos",
disse, acrescentando que no Sertão serão plantados 1 mil hectares de
sorgo da Embrapa com ciclo de produção de 75 dias. Para o Agreste foi
autorizada a distribuição imediata de 1,3 mil toneladas de sementes de
milho para o plantio de 43 mil hectares. Para agilizar o cultivo, a
Secretaria vai realizar por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco,
63 mil horas-máquina - trabalho de tratores para o preparo do solo.
O secretário Executivo de Agricultura
Familiar, Aldo Santos, que estava presente, avaliou que o Estado avançou
como facilitador do acesso às políticas públicas que hoje dão outra
condição para o trabalhador enfrentar esse momento. "Vamos melhorar
a capacidade hídrica na Zona Rural com a implantação de 15,5 mil
cisternas com R$ 168 milhões do Ministério de Desenvolvimento Social
(MDS) e R$ 24 milhões de contrapartida do Governo do Estado", informou
Santos.
Aldo Santos respondeu ao item da pauta dos
sindicatos que pede antecipação do pagamento do seguro Garantia-Safra
com o anúncio que o Governo do Estado decidiu pagar o aporte de R$ 4
milhões para que os agricultores inscritos no Programa recebam o
benefício até o mês de junho. O secretário Executivo de Projetos
Especiais e presidente do Proprural, José Patriota, também falou que a
primeira fase de parceria com a Articulação do Semi-Árido (ASA),
contruiu 10 mil cisternas em Pernambuco e que um aditivo ao projeto vai
permitir a construção de mais 21 mil cisternas com R$ 40 milhões do
Governo Federal e contrapartida de R$ 6 milhões do Governo do Estado.
"Não falta compromisso ao Governo Estadual para enfrentar esse problema
e executar ações estruturais para atenuar as consequencias de
novas secas", destacou.
O presidente da Fetape, Doriel
Barros, disse reconher o esforço dos Governos Federal e Estadual que já
anunciaram medidas para enfrrentar a estiagem. "Mas estamos aqui para
pedir agilidade e ajustes dessas ações", salientou. Outros
representantes dos sindicatos rurais instalados nos cinco pólos do
Sertão se pronunciaram e pediram apoio das prefeituras. O prefeito de
Serra Talhada, Carlos Evandro, e o seu vice, Luciano Duque, estavam
presentes e também receberam o documento com as reivindicações da
Fetape.
Com voto favorável do
Senador Armando Monteiro, a Comissão de Orçamento do Senado aprovou
nesta quarta-feira (25) o crédito suplementar da ordem de R$ 90 milhões
para a construção da barragem de Serro Azul, em Pernambuco. Localizada
no município de Palmares, a barragem vai abranger também municípios como
Catende e Bonito, fortemente atingidos pelas últimas enchentes na Mata
Sul. A obra será construída com recursos dos governos Federal e
Estadual.
Para o senador Armando
Monteiro, o aporte de R$ 90 milhões garantirá a execução de uma obra de
caráter estruturante. “Esta liberação traduz de forma adequada a
prioridade que deve ser dada a este projeto, que tem um grande alcance
social.
Segundo Armando, quem
conhece a Mata Sul de Pernambuco sabe dos inestimáveis prejuízos
causados nos períodos de fortes chuvas à população. “A Mata Sul possui
uma densidade demográfica expressiva e tem o município de Palmares como o
maior da região. Priorizar a destinação dos recursos por meio dessa
realocação é muito importante para garantir a execução dessa obra que
representará uma solução definitiva para o drama das cheias na Mata
Sul”, externou.
A barragem de Serro Azul
será a quinta maior de Pernambuco e terá capacidade de acumulação de 303
milhões de metros cúbicos de água. A finalidade da obra é controlar quatro
reservatórios que servem de amortecimento de cheias nas bacias dos rios
Una, Sirinhaém e Mundaú. A barragem protegerá cerca de dez municípios da
região que, em épocas de chuvas, sofrem com as recorrentes inundações.
O governador Eduardo Campos
recebeu na
tarde de hoje (25), o prefeito de Campo Grande, capital do Mato Grosso
do Sul,
Nelson Trad Filho (PMDB). Formado em Medicina, o gestor municipal veio
acompanhado do Procurador Geral do Município e assistiu a reunião de
monitoramento do Pacto pela Saúde.
Coube ao secretário de
Planejamento e
Gestão, Alexandre Rêbelo, apresentar o funcionamento, as ferramentas e
os
recursos humanos envolvidos no modelo de acompanhamento de metas e
objetivos
implantado pelo Governo de Pernambuco.
Trad Filho disse que
Pernambuco é hoje um “exemplo para o país por ter uma administração
voltada para o futuro”. Ao final da reunião, ele apontou o que mais lhe
surpreendeu. "Fiquei impressionado com os dados técnicos passados pelos
responsáveis de cada unidade hospitalar como o tempo de permanência
dentro do
hospital, além dos números de cirurgia e de profissionais envolvidos."
O prefeito também
elogiou o comando do governador. "Eduardo cobra e gerencia tudo sem
deixar
passar nenhum detalhe. Está atento a todos os números. E o mais
importante é
que ele faz cobranças com estabelecimento de metas a serem cumpridas."
Por falar em cobrança, desde o
último
dia 17, o governador dedicou 40 horas da sua agenda ao segundo ciclo das
reuniões de monitoramento de 2012. Desde então, já foram realizados 09
encontros e outros três estão programados para acontecer até
sexta-feira.
PACTO
PELA VIDA –Uma
comissão externa
da Câmara dos Deputados
estará no Recife amanhã para
conhecer a politica de segurança
pública desenvolvida no estado, o Pacto pela Vida. Liderada pelo
deputado
Efraim Morais Filho (DEM/PB), presidente da Comissão de Segurança
Pública da
Câmara, o grupo é integrado ainda pelos deputados João Campos (PSDB/GO),
José
Augusto Maia (PTB/PE) ePastor
Eurico (PSB/PE).
A agenda
dos parlamentares prevê o
acompanhamento da reunião de monitoramento
do Comitê Gestor do Pacto
pela Vida, que começa às 14h na sede da Secretaria de Planejamento e
Gestão
(Seplag), sob a coordenação do Governador Eduardo Campos.
Blog Túllyo Cavalcanti: Como o Sr. Avalia a gestão Zeca no Geral?
Luciano Pacheco: O Prefeito Zeca tem feito uma gestão aprovada pela
população, assim são os índices divulgados pelos diversos institutos de
pesquisas em nossa cidade. Os investimentos tem sido trazidos para Arcoverde e
assistimos a um canteiro de obras que tem elevado a infra-estrutura da cidade
oportunizando mais desenvolvimento econômico.
Blog Túllyo Cavalcanti: Em uma possível
candidatura, quais as suas propostas para Educação e Saúde?
Luciano Pacheco: A educação em Arcoverde vem tendo um crescente número de
crianças matriculadas. A prioridade seria construção de mais escolas na zona
rural, bem como escolas de ensino integral na cidade. A prioridade também seria
garantir uma merenda de qualidade e melhora no transporte escolar. O destaque
seria a construção de creches em todos os bairros de nossa cidade para permitir
que as mães pudessem trabalhar e deixar seus filhos seguros em um ambiente
adequado. Por exemplo, a cidade de Petrolina já vai construindo cerca de 50
creches. Quanto à saúde, será possível buscar uma ampliação no número de
exames, principalmente aqueles especiais, bem como um reforço na farmácia
básica para que a população tenha mais medicamentos gratuitamente. Também vemos
a necessidade de adquirir um ônibus novo para o transporte diário das pessoas
que fazem tratamento em Recife, bem como a disponibilização de um veículo para
atender aos pacientes na cidade que fazem fisioterapia e tem dificuldade de se
locomoverem, inclusive também veículo adaptado para o transporte de pessoas com
alto grau de dificuldade de locomoção. E ainda aumento do número e efetivação
dos agentes de Endemias, bem como aumento do número de agentes comunitários de
saúde, gerando mais emprego para o povo, por meio de concurso público, e dando
uma melhor condição de saúde preventiva.
Blog Túllyo Cavalcanti:Sabemos que o Sr. goza de trânsito livre tanto na bancada
de situação como também com a oposição. Caso o Sr. venha a ser preterido pelo
Prefeito, existe alguma possibilidade de acordo com a oposição?
Luciano Pacheco: Temos preservado o respeito com todos. Mas é publico e
notório que atualmente integro a bancada governista, sendo inclusive o líder.
Por isso devo aguardar a decisão do Prefeito quanto a sua opção para lançar o
apoio nas próximas eleições. Tenho boa relação com o Prefeito Zeca e com toda a
bancada governista, cuja maioria já externou nosso nome como opção.
Blog Túllyo Cavalcanti: Sendo o Sr. originário do Legislativo, se crer que o
trabalho seria de grande harmonia com os vereadores. Como seria este
entendimento com a Casa James Pacheco?
Luciano Pacheco: A Câmara de Vereadores é um grande laboratório. Qualquer
Prefeito que tenha antes passado por uma Câmara tem condições de fazer um
governo muito melhor, com maior interação com o Poder Legislativo. Ouvir os
representantes do povo é sempre muito salutar. Registre-se que o Vereador é o
político mais próximo do povo. Tenho certeza que nosso entendimento seria um
dos melhores. Tive a oportunidade de presidir a Câmara de Vereadores por todo
um mandato, sendo, pela primeira vez na história do Legislativo Municipal, sido
reeleito presidente. Fizemos uma gestão, modéstia a parte, impar, valorizando o
Legislativo, dando transparência e tendo um tratamento por igual com todos,
fosse governo ou oposição.Garantimos
grandes projetos, mas também entregamos um prédio modelo com a reforma física,
sendo hoje uma das melhores do Estado de Pernambuco. Tivemos uma aprovação de
todos os Vereadores, funcionários e a população em geral.
Blog Túllyo Cavalcanti: Quais partidos hoje
sinalizam para um possível apoio a sua candidatura?
Luciano Pacheco:
Além do PSD, temos o PRB, presidido pelo Dr. Rodrigo Roa
(Diretor da Clínica Neuroimagem). Com outros partidos temos mantido um bom
diálogo e recebemos muita sinalização positiva. Resguardamos-nos quanto a
outros nomes por uma questão de estratégia.
Blog Túllyo Cavalcanti:Quais os desafios de administrar uma Cidade do porte de
Arcoverde?
Luciano Pacheco:
Fazer um governo sempre ouvindo o povo. A população quer um
grande administrador para a cidade. É indispensável que um governo faça uma
gestão participativa e por isso ir aos bairros, visitar a população urbana e
rural, ouvir a cada um, essa é a regra para fazer uma gestão coroada de acertos.
O maior desafio é dar continuidade ao ritmo de crescimento que Arcoverde tem
hoje. É muito grande e por isso o próximo gestor tem que ter perfil,
experiência administrativa, pulso, articulação com outros setores públicos e
privados, além de definir metas para captação de recursos do governo federal e
estadual. Se a escolha não for acertada, corremos o riscos de estagnar nosso
crescimento e viver momento de decadência, como vimos há décadas atrás, quando
Arcoverde tinha industrias e era bem conceituada na região em termos de
desenvolvimento econômico.
Blog Túllyo Cavalcanti: Quem é Luciano Pacheco?
Luciano Pacheco: SOU Advogado militante, especialista em Ciências
Criminais pela Escola Superior da Advocacia e Faculdade Joaquim Nabuco, em
Recife. ESTOU Vereador. Ingressamos na vida pública desde os
16 anos de idade, integrando o movimento estudantil, popular e comunitário. Fui
eleito Vereador em 1996, com 733 votos pelo PMN. Conseguimos a reeleição em
2000 com 1.015 votos pelo PTB. Em 2004 enfrentamos o desafio de apoiar para
Prefeito uma terceira via e com muito sacrifício conseguimos o terceiro mandato
com 1.008 votos também pelo PTB. Já no ano de 2006 assumimos o projeto de ser
candidato a Deputado Estadual, tendo cerca de 10 mil votos, sendo o segundo
mais votado em Arcoverde, tendo mais votos do que o ex-deputado Israel Guerra,
superando assim a casa de mais de 5 mil votos somente em Arcoverde, perdendo
apenas para o candidato do Prefeito Zeca por mil votos, tendo inclusive
liderado as pesquisas por quase toda a campanha, mas a máquina e os apoios
locais (Prefeito, vice-prefeita, mais de 06 vereadores e centenas de
lideranças) garantiram a posição de majoritário ao candidato do governo. Por
fim, em 2008 mais uma vez colocamos nosso nome à disposição do povo de
Arcoverde, tendo uma votação surpreendente, aumentando em cerca de 50% da
eleição anterior, obtendo 1.501 votos pelo PTB. Na eleição estadual de 2010
coordenamos a campanha do senador Armando Monteiro na região do sertão do
moxotó, colaborando para que o mesmo fosse o mais votado em 12 das 13 cidades
que fazia parte da nossa coordenação, resultado esse diferenciado de todas as
demais regiões no Estado. Agora, colocamos nosso nome a disposição do povo de
Arcoverde. Já antecipamos em primeira mão a esse respeitoso, competente e
atualizado blog que em não sendo candidato a Prefeito iremos tentar renovar
mais um mandato na Casa James Pacheco. Seja feita a vontade de Deus e não a
minha vontade.
Blog Túllyo Cavalcanti: Suas considerações finais.
Luciano Pacheco: Nossos agradecimentos por essa oportunidade, em especial por
ter sido o primeiro nessa série de entrevistas. Quero de público dizer da minha
admiração pelo trabalho desse Blog na sua pessoa Túllyo Cavalcanti, o qual tem
mostrado muita competência, imparcialidade, seriedade, bravura, lealdade com o
dever de imprensa, atualização e acima de tudo respeito para com o próximo.
Tenho um princípio em que creio “UMA FOLHA SECA NÃO CAI AO CHÃO DE NÃO
FOR DA VONTADE DE DEUS”. Por isso entreguei essa decisão ao pai criador
(Grande Arquiteto Do Universo) quanto a nossa candidatura a Prefeito. Tenho
vontade e coragem. Mas o querer não é o Poder. O Querer é meu, todavia o Poder
é de Deus.