A passagem do cantor britânico Paul
McCartney em Pernambuco rendeu bons dividendos para a cadeia produtiva
do
turismo. Mais de 25 mil visitantes de todo o país injetaram R$
21.255.722,04 na
economia do Estado. Os dados foram levantados pela Secretaria de Turismo
de
Pernambuco, por meio da Empetur, e revelam o impacto econômico de
grandes
eventos para a atividade turística.
A Região
Nordeste foi o grande emissor de
turistas, com destaque para os estados da Paraíba (17,52%), Ceará
(14,29%), Rio
Grande do Norte (9,52%) e Bahia (9,35%). Em média, os turistas e
excursionistas
passaram três dias em Pernambuco com um gasto diário de R$ 334,86. É
importante
ressaltar que o valor do ingresso não foi contabilizado no gasto médio.
Este
item englobou despesas com hospedagem, receptivo, passeios, alimentação,
compras e outros serviços. “O sucesso dos shows de Paul McCartney nos
credencia
para receber grandes eventos internacionais, como teremos a cantora
Jennifer
Lopez no início do mês de julho”, comemora o secretário de Turismo de
Pernambuco, Alberto Feitosa.
A pesquisa
indica ainda a avaliação dos
visitantes sobre os equipamentos e serviços turísticos do Recife. Os
meios de
hospedagem da cidade foram aprovados por 80,45% dos turistas, que
consideraram
ótimo ou bom 82,80% dos serviços de táxi. Os visitantes também avaliaram
a
estrutura do show. Cerca de 80% aprovaram a localização e a organização
do show
de Paul McCartney enquanto a segurança ficou em torno de 88%.
A pesquisa do show
do Paul McCartney foi realizada pela Unidade de Gestão da Informação da
Empetur, entre os dias 21 e 22 de abril, entrevistando 591 turistas e
excursionistas e fazendo um contagem auxiliar de 15.855 pessoas, que
respondiam
se eram turistas, excursionistas ou residentes. A metodologia utilizada
pela
Empetur é aceita pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e leva em
consideração os dados coletados nas duas sondagens para projetar os
números
globais.
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