sexta-feira, 13 de maio de 2011

Convênios para a construção de barragens serão assinados dia 17‏

Por solicitação da presidenta Dilma Rousseff, vai ficar para a próxima terça-feira (17/05) a solenidade de formalização da parceria entre a União e o Governo do Estado para a construção das primeiras barragens do Sistema de Contenção de Enchentes da Zona da Mata Sul pernambucana.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo governador Eduardo Campos, depois de conversar com Dilma por telefone e de acertar com a presidenta a mudança da agenda. “Ela argumentou que, com a nova data, vai ser possível assinar os convênios e os contratos, dando mais celeridade ao processo”, acrescentou.

A parceria União-Estado para a construção das barragens foi acertada entre Eduardo e Dilma na semana passada, quando um novo temporal atingiu a Mata Sul. O Governo do Estado pretende construir cinco barragens na bacia do Rio Una, ao custo total de R$ 640 milhões, divididos meio a meio com a União.

As primeiras barragens a serem construídas são Panelas II e Gatos. Os dois reservatórios terão papel importante na contenção de enchentes na Mata Sul e em parte do Agreste do Estado e juntos vão custar R$ 65 milhões. Ambas já possuem estudo topográfico e projetos executivos finalizados. O aviso do edital de licitação para a construção destas duas grandes obras já foi lançado e as empresas vencedoras devem ser conhecidas no próximo dia 15 de junho. A previsão é de que as obras sejam entregues antes do próximo inverno.

Nenhum comentário: