quarta-feira, 11 de maio de 2011

Estratégia para atender Comunidades Rurais atingidas pelas cheias‏

Diagnóstico da situação das comunidades rurais atingidas pelas enchentes na Mata Sul do Estado será entregue ao secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, nesta quinta-feira, 12. O levantamento está sendo executado pelas equipes dos escritórios municipais do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). A reunião será a partir das 8h da manhã, na sede da Regional do IPA em Palmares. Na sexta-feira, 13, os dados vão compor relatório que vai subsidiar o início das medidas emergenciais na Zona Rural dos municípios que sofreram inundações.

As equipes do IPA estão em campo para levantar quais os acessos que foram destruídos pelas chuvas – estradas vicinais, pontilhões, passagens molhadas – e número de famílias de agricultores prejudicadas com perda dos plantios. “Vamos priorizar as comunidades que estão isoladas nos municípios em estado de calamidade pública e para isso estamos solicitando também a colaboração das prefeituras locais”, falou o secretário Ranilson Ramos adiantando que estão sendo contratados 10 veículos com tração para facilitar o acesso a essas comunidades.

Ramos informou que cinco patrulhas mecanizadas, cada uma com cerca de seis máquinas – caminhões caçamba, tratores –, estão sendo acionadas para tirar de imediato as famílias rurais que ainda estão em isolamento. “Nesse momento a principal meta é resgatar a trafegabilidade”, enfatizou Ramos. O Governo do Estado está liberando R$ 2 milhões apenas para recuperação de áreas de cana-de-açúcar de agricultores familiares.

A primeira reunião com os técnicos locais foi na segunda-feira, 09, quando o secretário solicitou empenho de todos os representantes dos municípios atingidos, além da parceria das prefeituras. Na ocasião estavam presentes os secretários Executivos José Patriota e Aldo Santos, além de diretores do IPA.

Alimentos – Das 40 toneladas de alimento de pronto consumo – queijos, ovos, farinha, bolos, doces, frutas e verduras, entre outros – para distribuir com famílias que estão em abrigos da Mata Sul, cerca de 20 toneladas já estão sendo entregues nos municípios em estado de calamidade.

A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária está adquirindo os produtos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A logística de distribuição está sendo executada pelo IPA com o apoio da Defesa Civil/Codecipe. Os gêneros alimentícios são produzidos por agricultores familiares do Agreste Meridional que recebem assistência técnica da Gerência Regional do IPA de Garanhuns.

Nenhum comentário: