quinta-feira, 19 de maio de 2011

Revitalização da cultura do algodão terá preço mínimo garantido

Garantia de preço mínimo para os produtores que vão plantar algodão é uma das medidas da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) para estimular a retomada da cultura no Agreste Meridional. A ação faz parte do do Programa de Restauração, Incentivo e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva do Algodão que será lançado pelo secretário Ranilson Ramos às 9h da próxima sexta-feira, 20, na Comunidade Furnas, em Surubim.

Protocolo de intenções assinado pela SARA e o Sindicato da Indústria Têxtil do Estado prevê que toda a produção será comercializada com o preço de mercado na época. O Programa inclui a aração de 700 hectares, por meio do Programa Terra Pronta, e a distribuição de 8 mil quilos de sementes de algodão herbácio que atenderá 16 municípios da região.

Os produtores também vão poder beneficiar o algodão - separar a pluma da semente - em duas mini-usinas localizadas em Surubim e Cumaru, agregando até 40% a mais no valor da produção. A previsão é que no período de 90 a 110 dias o algodão esteja sendo colhido.

Entre os municípios atendidos estão Bom Jardim, Feira Nora, Limoeiro, Salgadinho, João Alfredo e Passira. Com isso, o Governo do Estado pretende resgatar a importância da cultura algodoeira em Pernambuco, uma das mais importantes do Agreste Setentrional até meados da década de 1970.

Nenhum comentário: