quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pernambuco e Cuba estabelecem cinco pontos de interesse comum‏

O governador Eduardo Campos recebeu nesta quinta-feira (19), o embaixador de Cuba no Brasil, Carlos Rafael Zamora Rodriguez. A audiência teve como principal objetivo fortalecer as relações nas áreas de saúde, esportes, turismo e educação entre Pernambuco e país da América Central.

Cinco pontos concretos de cooperação foram identificados. O primeiro é incentivar os fluxos turísticos através da criação de linhas aéreas diretas entre Havana, capital cubana, e o Recife. O segundo é uma cooperação entre os portos de Suape e o de Mariel para o estabelecimento de rotas internacionais marítimas.

Na área de esportes, o governador sugeriu ao embaixador que a delegação olímpica cubana adote Pernambuco como local de preparação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Apesar de ser um país com uma população de pouco mais de 11 milhões de habitantes (quase o total de moradores do Rio Grande do Sul), a ilha do Caribe já conquistou 136 medalhas na história dos jogos e pode ser considerada uma potência olímpica.

A quarta linha discutida é um estudo sobre formas de exportar produtos como frango, lacticínios e confecções para Cuba. Aumentar o intercâmbio entre estudantes e grupos culturais cubanos e brasileiros e também foram discutidos. “Medimos as experiências do Brasil. Queremos identificar a via de como incrementar a relação e o vínculo de cooperação e intercâmbio com Pernambuco”, afirmou Zamora Rodrigues.

“Temos a consciência de que essa relação nossa precisa ser estreitada. Precisamos unir governos para ajudar o Brasil a se aproximar na construção dessa nova etapa que vive Cuba”, disse o governador.

Nenhum comentário: