quinta-feira, 26 de maio de 2011

Eduardo diz que só pode ser avançada a gestão eficiente‏

“Ferramentas de gestão não carregam conteúdo ideológico. O que diz se um governo é popular ou reacionário é o resultado de sua ação. O que importa é saber pra quem o governo funciona. Se alimenta privilégios ou fortalece a cidadania. Nós usamos as modernas práticas de gestão para garantir um serviço público de qualidade para todos”.

A afirmação foi feita nesta quinta-feira (26/05) pelo governador Eduardo Campos, ao fazer a palestra principal do IV Congresso Consad de Gestão Pública, que está sendo realizado em Brasília e reúne mais 1.200 pessoas entre secretários estaduais e municipais de administração, planejamento e gestão e centenas de técnicos de cortes de contas e outras carreiras de Estado.

Eduardo falou por aproximadamente 40 minutos no principal auditório do Centro de Convenções Uilisses Guimarães. Ele estava acompanhado pelo secretário de Administração, Ricardo Dantas. As inovações desenvolvidas no modelo de gestão implantado em Pernambuco, com planejamento, atribuição clara de responsabilidades, cobrança de resultados e remuneração variável foram o tema central da palestra.

O governador pernambucano demonstrou a relação direta entre a implantação do modelo de gestão e os resultados da administração, que enfrentou e vem vencendo problemas crônicos e graves, como a violência generalizada e o desempenho deficiente dos alunos da rede oficial medido pelo ENEM.

“Pelas inovações que introduzimos na nossa gestão em Pernambuco enfrentamos certos preconceitos de companheiros que militam no nosso campo político. Mas todos estão vendo que o importante mesmo é fazer a escola, as polícias e os hospitais públicos funcionarem. É isso que a população espera e cobra de nós”, adiantou. “A sociedade exige que a enorme soma que paga de tributos seja usado para financiar políticas públicas eficazes”, acrescentou.

“Nós estamos certos de que o fizemos como inovação está definitivamente incorporado à cultura do serviço público em nosso estado. Ninguém mais terá coragem de retroagir em relação a estes parâmetros, que se tornaram valor”, disse.

Eduardo Campos lembrou o caso da gestão por resultado na segurança pública, área que era tida como refratária às práticas de gestão. Vencemos este desafio. “Nossas polícias trabalham com metas, valorizam a inteligência em detrimento da força e entendem que quanto mais perto estiverem do atendimento das necessidades da população, mais serão valorizados”, disse o governador, citando o Prêmio de Defesa Social (PDS), que é pago semestralmente aos policiais que alcançarem as metas de redução da violência.

Depois da palestra, o governador permaneceu no evento respondendo perguntas da plateia. Uma das questões mais levantadas tratava das relações da política com a gestão por resultados. “A mudança de cultura alcança também a classe política, que já entende que bom aliado é aquele que dá resultado para a população”, acrescentou.

Nenhum comentário: