segunda-feira, 9 de maio de 2011

Reunião em Palmares define plano emergencial para Zona Rural dos municípios atingidos pelas enchentes‏

O levantamento da situação da Zona Rural nos municípios atingidos pelas enchentes na Mata Sul do Estado será assunto às 14h, desta segunda-feira, 09, da reunião entre o secretário de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), Ranilson Ramos, com os responsáveis e técnicos dos escritórios do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) na região. A reunião será na Regional do IPA de Palmares.

O objetivo do encontro é traçar um plano emergencial para desobstruir estradas vicinais e fazer levantamento das perdas de culturas, prioritariamente, nos municípios que estão em estado de calamidade - Palmares, Barreiros, Primavera, Água Preta, Cortês, Gameleira, Maraial, Catende, Jaqueira, Belém de Maria e Xexéu. "Estimamos que cerca de 5 mil hectares de cana-de-açúcar plantadas apenas por agricultores familiares tenham sido perdidos e para recuperar essas áreas o governador já anunciou a liberação de R$ 2 milhões", destaca Ranilson Ramos.

A Secretaria também está de prontidão com patrulha mecanizada - caminhões, tratores de esteira, escavadeiras, entre outros equipamentos - para iniciar a operação de reconstrução das estradas da Zona Rural destruídas pelas águas das chuvas.

Alimentos - Na última sexta-feira, 06, o secretário anunciou a aquisição de 40 toneladas de alimentos de agricultores familiares do Agreste por meio do Programa de Aquisição de Alimentos para Distribuição Simultânea (PAA). Gêneros de pronto consumo - Macaxeira, mel, queijo, bolos, manteiga, batata doce, banana, ovos, iogurte, doces e frutos em geral - serão doados às vitimas das enchentes. A Secretaria está destinando R$ 250 mil para a ação.

Nenhum comentário: