sábado, 19 de janeiro de 2013

Geraldo garante apoio de Mercadante na implantação de políticas educacionais

O prefeito Geraldo Julio garantiu o apoio financeiro por parte do Governo Federal aos projetos educacionais do Recife. O gestor reuniu-se na noite desta sexta-feira (18) com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), para debater parcerias entre a PCR e a União. Junto com o secretário de Educação da cidade, Valmar Corrêa de Andrade, o prefeito apresentou o programa de governo para a área e obteve do ministro o compromisso de parcerias para a ampliação da rede de creches e do ensino em tempo integral do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Em fevereiro, haverá nova reunião para tratar do financiamento das ações prioritárias da pasta, dessa vez em Brasília.
Outras prioridades para a educação pública do Recife discutidas no encontro foram a requalificação da infraestrutura das unidades de ensino, o programa de tablets para os estudantes e o Prouni municipal. Segundo o prefeito, as ações são prioritárias para proporcionar às crianças da capital a oportunidade de se inserir no novo cenário de desenvolvimento de Pernambuco.
“Vamos levar ao ministro um diagnóstico da infraestrutura das escolas e nosso Plano de Ações Articuladas. Certamente vamos pactuar com o ministério as metas que queremos cumprir e teremos o apoio necessário. Essa reunião de hoje foi muito positiva. O ministro ficou muito feliz de saber que o Recife tem um plano, uma estratégia para a educação, e já se dispôs a dar apoio”, destacou Geraldo Julio. Além de Valmar Corrêa, o encontro também teve a participação do chefe do escritório da Prefeitura em Brasília, Lauro Gusmão.
O ministro Aloizio Mercadante garantiu que dará prioridade às creches, ajudando na construção de novas unidades, e contribuirá para a ampliação das escolas em tempo integral, que considera um grande potencial do Recife. “Temos todo o interesse em fortalecer a educação no Recife. Acho que está muito bem desenhada a ideia da importância que tem a educação de qualidade, para que esses jovens possam usufruir desse avanço que o Estado tem tido, e acho que o governo Lula e o governo Dilma contribuíram muito para isso. Vamos trabalhar juntos, arregaçar as mangas e ajudar a melhorar e avançar a educação no Recife”, afirmou.

Nenhum comentário: