terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Governo entrega lotes de terra a agricultores familiares em Barreiros

O Governo do Estado, através de uma ação integrada entre a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entrega, nesta quarta-feira (30/01), às 16h, 126 lotes de terra do Assentamento Valdir Ximenes de Farias, no município de Barreiros, Zona da Mata Sul. A iniciativa é conduzida pelo Instituto de Terras (Iterpe), Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e pelo Complexo Industrial Portuário de Suape.
Com investimento de R$ 553 mil, a criação do assentamento representa um marco na política social da empresa Suape. As famílias beneficiadas foram remanejadas dos Engenhos Jurissaca e Ilha – terras pertencentes ao Complexo -, após acordo homologado na justiça e pagamento das indenizações pelas benfeitorias realizadas no terreno, ou seja, construções e plantações existentes nas áreas ocupadas.
A terra, adquirida pelo Governo do Estado, através de negociação conduzida pela Procuradoria Geral do Estado, possui 1.100 hectares e é composto pelos Engenhos Bombarda e Roncador, conforme decreto n°37.840 de 07 de fevereiro de 2012. Inicialmente, o Iterpe executou o georeferenciamento e o parcelamento dos imóveis. Já o IPA, implantou 12 quilômetros de estradas vicinais, para melhoria do acesso e escoamento da produção. 
Suape, além de auxiliar no desenvolvimento desses trabalhos, segue prestando assistência integral na transferência das famílias. Atualmente, estão sendo recuperadas as instalações existentes, bem como elaborado um projeto de desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Essas ações estão sendo realizadas em parceria entre Suape, UFRPE, IPA e Prefeitura Municipal de Barreiros.

Nenhum comentário: