segunda-feira, 15 de abril de 2013

Sertânia: Guga Lins lança programa de convivência com a seca e vai monitorar medidas do seu gabinete

O prefeito de Sertânia, Guga Lins (PSDB) aproveitou a vista do senador Armando Monteiro (PTB), do deputado estadual Júlio Cavalcanti e do ex-prefeito de Arcoverde, Zeca Cavalcanti, para lançar neste sábado (13), o Programa Municipal de Convivência com os Efeitos da Seca – PROMUSCE.

Um programa que visa garantir um conjunto de medidas planejadas e coordenadas direto do gabinete do Prefeito para que aconteça de forma mais rápida e eficaz. São ações de várias secretarias que vão minorar o drama população e preparar o município para os próximos anos, revelou Guga Lins.Na sua fala, o senador Armando Monteiro ressaltou essa preocupação com o futuro dizendo que "era preciso pensar o pós seca, pois quando chegarem as chuvas, voltar o verde e passar, os problemas do gado dizimado terão quer ser enfrentados para que possamos remontar o rebanho pernambucano". Para o deputado Júlio Cavalcanti, é preciso unir esforços no sentido de dar total apoio ao homem do campo e agora  das cidades que também sofrem com a falta de água. Para o ex-prefeito Zeca Cavalcanti, o prefeito Guga Lins "tem demonstrado nestes 100 dias de governo que realmente foi a melhor escolha para Sertânia. Sua preocupação social e humanitária com a população que mais sofre demonstrar que Sertânia está no caminho certo".  
Entre as medidas da primeira etapa do Programa estão a abertura de 15 poços artesianos para garantir água a população que hoje sofre com a estiagem, assim como o rebanho em várias comunidades rurais. Na área de barragens, barreiros e açudes, será promovido um grande mutirão de limpeza, recuperação e ampliação desses reservatórios, assim como abrir novos para que, com a chegada das chuvas, poderão armazenar mais água para a população e o rebanho.
Ainda nesta área de reservatórios de água, a prefeitura pretende implantar cisternas de 16 mil litros em todas as comunidades rurais do município. Um local que poderá armazenar a água para o consumo das famílias que vivem nos sítios mais distantes. A Secretaria de Agricultura também pretende ampliar e avançar na distribuição da cana de açúcar para alimentar o rebanho e manter um pouco das matrizes para o futuro. Uma draga está sendo contratada para desobstrução dos poços amazonas,
Na área da saúde, o programa prevê a distribuição de mais de 3.000 (três mil) filtros para que a população possa consumir uma água mais saudável, livre de impurezas, evitando doenças, principalmente para as crianças.
Ainda dentro do PROMUSCE, a prefeitura vai garantir o abastecimento de água da população com cinco (5) carros pipas do município que se somarão aos doze (12) pipas coordenados pelo Exército.
De acordo com o prefeito Guga Lins, “o grande objetivo do Programa é trabalhar de forma organizada, estrategicamente e com uma visão mais humanitária”. Uma central de monitoramente será montada no gabinete do prefeito para acompanhar dia a dia as ações que integram o programa. Dela fazem parte as secretarias de Infraestrutrura, Saúde e Agricultura. As ações serão desenvolvidas em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal.

Nenhum comentário: