quarta-feira, 24 de abril de 2013

Arcoverde: Campanha de vacinação contra gripe segue até sexta (26)

Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”,  a vacinação contra a gripe segue até a próxima sexta. A ação integra a campanha nacional de prevenção à doença e busca imunizar, pelo menos, 80% do público total de 39,2 milhões de pessoas no Brasil, sendo 1,6 milhão de pernambucanos enquadrados nos grupos prioritários da ação.
A novidade para a campanha deste ano é a inclusão do grupo de mulheres puérperas (que deram à luz em até 45 dias) entre a população alvo, assim como a população carcerária. Outra novidade são os pacientes com doenças crônicas que poderão ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação.Em Arcoverde, todos os postos de saúdes estarão vacinando.

Neste ano, a vacina que será aplicada contém três tipos de vírus da influenza: sazonal, H1N1 e H3N2. Essa composição é diferente da utilizada em 2012. A mudança foi motivada pelo novo panorama clínico encontrado no último ano, que apresentou um surto da última cepa em países como Canadá e Estados Unidos. “A cada ano, os produtores da vacina fazem estudos para saber qual o quadro epidemiológico da influenza, descobrindo os vírus que estão em circulação naquele momento. Por isso que indicamos a vacinação anual”, destaca a coordenadora do PNI Estadual, Adriana Baltar.

A vacinação reduz em mais da metade os casos de doenças relacionadas à influenza, diminuindo em até 45% os índices de hospitalização por pneumonia. Dados do Ministério da Saúde relativos a idosos que vivem em abrigos mostram que a imunização pode reduzir o risco de mortalidade desses pacientes em até 68%.

Em 2012, mais de 1,2 milhão de pessoas foram vacinadas contra a influenza em Pernambuco, totalizando 87,19% do público prioritário. No Brasil, foram 26 milhões de pessoas (86,37%).

INFLUENZA – Trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar, ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar e cefaléia.

Fonte: Portal da Saúde PE

Nenhum comentário: