sexta-feira, 19 de abril de 2013

Secretários Municipais participam de encontro sobre assistência social

Representantes dos 184 municípios de Pernambuco mais o Distrito de Fernando de Noronha estarão presente no evento

O I Encontro de Secretários Municipais de Assistência Social de Pernambuco, uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), reuniu hoje (18), gestores municipais ligados a área da assistência social. O encontro aconteceu no Recife Praia Hotel, em Boa Viagem.
Laura Gomes, que abriu o encontro com explanação sobre os programas de sua pasta, disse que o objetivo da reunião com todos os secretários municipais da assistência social do Estado é para prestar informações e esclarecimentos para a utilização dos recursos destinados à assistência social, realizando esse encontro para poder unificar as ações.
Já para Ana Célia Faria, secretária executiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), discutir de como podemos melhor e aprimorar os serviços ofertados, além de esclarecer de que forma e como o recurso do Fundo a Fundo deve ser aplicado e como ele será repassado e discutir o SUAS, os desafios dos programas sociais e a gestão do financiamento na efetivação da Política de Assistência Social. Além disso, detalhar como será feito o sistema de transferência do Fundo a Fundo. Tudo isso tem como propósito ampliar cada dia mais os serviços prestados na assistência social do Estado.
O evento que foi coordenado pela Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação, teve como palestrantes Ieda Maria Nóbrega de Castro, assistente social e doutora em política social pela universidade de Brasília e Fernando Brandão, falou sobre o “Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e os desafios dos programas sociais”.
Já Fernando Brandão, graduado em Economia e professor da Fundação do Desenvolvimento Administrativo de São Paulo, abordou o tema “Gestão do Financiamento na Efetivação da Política de Assistência Social”. Além do gerente do SUAS/PE, Joelson Rodrigues, que na ocasião representou Ana Célia, secretária executiva de Desenvolvimento e Assistência Social, esclareceu como deve ser o “Sistema de Transferência do Fundo a Fundo”.

Nenhum comentário: