segunda-feira, 8 de abril de 2013

Igarassu lança campanha de combate a Hanseníase e Verminoses

Nesta terça-feira (9), a Prefeitura de Igarassu promove o lançamento da campanha de busca de casos de hanseníase e tratamento de verminoses. Crianças e adolescentes escolares, de 5 a 14 anos, estão na mira da Secretária Municipal de Saúde, que vai atuar em vinte Escolas da Cidade.

O objetivo da programação é mobilizar os profissionais de saúde e educação, em parceria com a  Coordenação do Programa Municipal do Controle de Hanseníase, para melhorar os indicadores do programa e atingir as metas recomendadas pelo Ministério da Saúde.

Segundo a titular da pasta de saúde , Dra. Eunice Gonçalves, é preciso integrar educação e saúde no ambiente escolar. “A ideia é contribuir para a formação integral do cidadão, assim o aluno crescerá saudável e sem sequelas. Isso é o que esperamos da campanha”, destacou.

A abertura do projeto será às 9h, na escola Municipal Pastor Isaías Rafael de Alencar e
contará com o apoio dos profissionais das escolas, dos profissionais do Programa Saúde da Família(PSF) e da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Diretoria de Atenção Básica do município. Os médicos e enfermeiras dos PSF’s  estarão administrando o  Albendazol em dose única para as crianças que foram autorizadas pelos pais, para o tratamento das verminoses e estarão identificando manchas suspeitas de Hanseníase para atendimento com a dermatologista na Unidade de Referência.

Verminoses – as parasitoses intestinais representam a doença mais comum do globo terrestre. Os principais sintomas são cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço. O quadro clínico está diretamente relacionado com a carga parasitária e com o estado nutricional do hospedeiro. Em 2010, foram registrados, em Pernambuco, um total de 12.342 casos da doença, sendo 7.783 casos de ascaridíase, 699 de ancilostomíase e 3.860 de trichuríase.   

Hanseníase – a doença é representada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Os sintomas estão relacionados ao comprometimento do nervo, podendo afetar a força muscular, a marcha (caminhar), entre outras, e até provocar deformidades físicas. Pernambuco ocupa a 3ª colocação em número de casos. Em 2010, a SES contabilizou um total de 2.728 casos de hanseníase. Desse total, 259 foram notificados em menores de 15 anos. Em 2009, os novos casos somaram 3.204, sendo que 322 foram diagnosticados em menores de 15 anos.

Nenhum comentário: