sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Integração Nacional e governo de Sergipe lançam edital para o Canal de Xingó

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, anunciou, nesta sexta-feira (9), em Aracaju (SE), o lançamento do edital para o projeto básico do Canal de Xingó. A apresentação do edital ocorreu em parceria com o governo de Sergipe, durante o ‘Seminário para o Desenvolvimento Regional e Turismo do Nordeste’, que reuniu autoridades de toda a região.

A construção do Canal será financiada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e as obras executadas em Regime Diferenciado de Contratação (RDC). “Hoje demos um passo importante que foi a contratação dos estudos de viabilidade para fins de RDC, o que possibilitará o início do projeto já no começo do próximo ano. Com investimentos de R$ 2,2 bilhões, a primeira etapa da construção terá 130 km e atenderá mais de 70 mil pessoas”, afirmou Bezerra Coelho.

O Canal – Considerado o maior empreendimento de infraestrutura hídrica de Sergipe, o Canal do Xingó terá extensão superior a 300 km e beneficiará sete cidades do semiárido, abrangendo também a Bahia. Os municípios sergipanos contemplados pelo projeto serão Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre de Sergipe e Nossa Senhora da Glória. 

Com vazão máxima de 33 metros cúbicos por segundo, o projeto prevê o bombeamento de água captada no rio São Francisco por meio de um canal adutor. A nascente da obra será em Paulo Afonso (BA) e passará ainda pela cidade baiana de Santa Brígida. A partir daí, por gravidade, a água percorrerá os primeiros 103 km do Canal, seguindo até Poço Redondo (SE), na área do perímetro de irrigação Jacaré-Curituba.

A construção vai ampliar a oferta hídrica para o sertão semiárido dos dois estados, buscando a universalização do acesso à água e promovendo a inclusão produtiva. Dessa forma, favorecerá a economia rural de pequenas e médias propriedades e de assentamentos da reforma agrária. A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, é o órgão responsável pela execução do projeto.

Nenhum comentário: