segunda-feira, 16 de março de 2015

Desenvolvimento Rural é destaque no Todos por Pernambuco

Nos três dias, 3091 propostas foram apresentadas pela população de 25 cidades do Sertão

O primeiro ciclo do seminário Todos por Pernambuco foi concluído neste domingo (15), na cidade de Salgueiro. Nos três dias, o Governo de Pernambuco escutou as prioridades de 25 cidades dos sertões do Araripe, São Francisco e Central. Foram 3.200 pessoas cadastradas, em oito temas diferentes, que contribuíram com propostas para nortear regionalmente o plano do Governo Paulo Câmara. 

Dos oito assuntos debatidos, Desenvolvimento Rural foi a terceira sala temática mais procurada pela população, que apresentou 516 propostas e contou com a participação de 272 pessoas, representando 57 associações, conselhos rurais e sindicatos. Os temas mais debatidos pela zona rural foram regionalização de abatedouros, aperfeiçoamento dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes, e obras hídricas.

“Governar dialogando com a população, nos permite identificar as prioridades e vocações produtivas das doze regiões do estado que iremos percorrer. Nosso grande desafio é usar criatividade, e transformar ameaças em oportunidades. Quem escuta tem mais chances de acertar”, avaliou o secretário Nilton Mota, que é o mediador da sala Desenvolvimento Rural, durante todos os seminários do Todos por Pernambuco. Também mereceram destaques os temas das áreas de caprinocultura, assistência técnica, telefonia rural e incentivo à política de fixação do jovem no campo.

A agricultora Elaine Cristina, que representou o segmento na plenária, destacou a importância de oferecer mecanismos sociais e educativos que incentivem a permanência do jovem no campo. "Nossos jovens precisam ter a opção de escolher morar e trabalhar no campo, e não migrar para os grandes centros urbanos por falta de oportunidades.", disse.

Regularização Fundiária - Na primeira plenária do Todos por Pernambuco, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), através do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), entregou 1.347 títulos de propriedade para os agricultores rurais de Ouricuri e Araripina. A regularização dos imóveis transforma posse em propriedade, o que permite o acesso a financiamentos e inserção em programas sociais destinados aos trabalhadores do campo. Em Ouricuri, o Estado já realizou o geocadastramento de 10.402 imóveis e entregou 3.252 títulos de propriedade. Em Araripina, a meta é fazer a regularização fundiária de 2.413 imóveis rurais.

Na ocasião, o escritório móvel do Iterpe entrou em funcionamento para trazer mais agilidade nos trabalhos técnicos de regularização fundiária, em Bodocó. A estrutura móvel é composta por dois veículos do tipo van e sete caminhonetes de tração 4x4. "Essa estrutura vai agilizar os trabalhos técnicos. A meta é cadastrar 10 mil imóveis rurais em Bodocó e Ipubi. Até 2014, o Iterpe identificou 4.868 posses e 1.481 detentores de domínio, totalizando 6.349 cadastros", informou o presidente da Instituição, Paulo Lócio.

Na próxima semana, o seminário do Todos por Pernambuco acontece em Floresta, Afogados da Ingazeira e Arcoverde, englobando os 31 municípios dos sertões de Itaparica, Moxotó e Pajeú. No final do programa, todas as proposições serão encaminhadas a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e subsidiarão o plano de governo.

Nenhum comentário: