quarta-feira, 27 de abril de 2016

MPT participa de audiência no Senado sobre acidente de trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) participa de audiência pública no Senado Federal nesta quinta-feira (28) para tratar dos acidentes de trabalho no país. Será às 15h, no plenário 6, da Ala Senador Nilo Coelho.

A realização da audiência marca o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. O procurador do Trabalho, titular da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat), Leonardo Osório Mendonça, representa o MPT na ocasião.

Dados

Acidentes e doenças ocupacionais são responsáveis por mais de dois milhões de mortes todo ano, segundo levantamento de dados realizado em 2013 pela Organização Mundial do Trabalho. No mundo a cada 15 segundos, um trabalhador morre de acidentes ou doenças relacionadas com o trabalho. Nesse mesmo tempo, 115 sofrem um acidente laboral. No Brasil, de acordo com os dados da Previdência Social, ocorreram, entre 2007 e 2013, cinco milhões de acidentes do trabalho, com o quantitativo de 19.551 trabalhadores inválidos.

Dia Mundial

O dia 28 de abril foi escolhido como data Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, como forma de lembrar os 78 trabalhadores mortos após explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia, em 28 de abril de 1969. No Brasil, a Lei 11.121/05 instituiu que nesse dia seja celebrado o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. 

Nenhum comentário: