A Junta Comercial de Pernambuco (Jucepe), Prefeitura do Recife, Corpo de Bombeiros e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) anunciam, em evento realizado na manhã desta quinta-feira, a interligação de seus sistemas possibilitando, assim, que a legalização das empresas nesses órgãos seja feita apenas pelo registro realizado na Junta. Atualmente, através do Redesim, sistema coordenado pela Junta que simplifica e desburocratiza os procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas, o empreendedor já obtém, por meio da Junta, os registros na Receita Federal, Fazenda Estadual, Vigilância Sanitária e mais 21 prefeituras do interior. Participaram do encontro, realizado no auditório da Jucepe, os representantes dos diversos órgãos envolvidos no processo de registro empresarial.
“Com a interligação de mais esses três órgãos, estaremos dando um grande avanço no processo de desburocratização, uma vez que, só no Recife, concentra 40% das negócios de Pernambuco” afirma a presidente da Jucepe, Terezinha Nunes. Segundo ele, a meta agora é ampliar para 50 o número de prefeituras do Interior interligadas ao Redesim. Para
Prosperino Sarubi Neto, secretário executivo de Tributação da Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife, a interligação com a Jucepe ajudará a diminuir os custos das empresas e do município, pois vai agilizar todo o processo de inclusão e cancelamento de empresas. “Já estamos com praticamente tudo pronto para fazer a integração. Acreditamos que vamos dar uma parcela de contribuição importante ao facilitar e reduzir o tempo de espera para abertura das empresas”, afirmou o major do Corpo de Bombeiros, Alexandre Augusto.
A interligação da Prefeitura do Recife, Corpo de Bombeiros e CPRH já vem sendo trabalhada há cerca de dois anos e, agora, inicia a fase de testes para, no prazo de 60 dias estar à disposição dos empreendedores do Estado.
Na reunião também foi dada posse aos integrantes do Comitê para Gestão da Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – CGSIM, que tem entre seus objetivos elaborar e aprovar o modelo operacional de desburocratização do processo de abertura, alteração e baixa de empresas em Pernambuco, além de executar o programa de trabalho para implementação das ações necessárias ao processo de simplificação do registro empresarial.
Fazem parte do comitê representantes da Jucepe, Receita Federal,
Secretaria da Fazenda, Associação Municipalista de Pernambuco,
Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária, CPRH, Agência Estadual de Tecnologia da Informação – ATI, Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Contabilidade, Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife, Secretaria da Mobilidade e Controle Urbano e Obras da Prefeitura do Recife, Sebrae/PE e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de Pernambuco.
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