sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Bodocó é o primeiro município do Sertão do Araripe a receber o Programa Pernambuco no Batente

Criação de oportunidades e qualificação profissional. Sob este objetivo o município de Bodocó, no Sertão do Araripe, recebeu na noite da última segunda-feira (14), a aula inaugural do Programa Pernambuco no Batente.
 
O programa é fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Prefeitura de Bodocó, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, da Mulher e da Igualdade Racial.
 
O ato contou com a presença do vice-prefeito do município, José Claudio Albuquerque, representando o prefeito Brivaldo Alves, da coordenadora pedagógica do PE no Batente, Fátima Santos e do coordenador regional do Agreste - da Organização Trajetória Mundial (OTM), Hélio Moreira. Também participaram a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliane Teles, bem como os secretários Romero Cunha (Agricultura), Ronaldo Menezes (Educação), Héldna Alves (Administração) e Iana Claudia (Cultura), o vereador Luiz Matias e o presidente do Sintraf, Francisco Felix, além do público composto por beneficiários e instrutores do programa.
 
O PE no Batente, visa promover a inclusão socioprodutiva das famílias inscritas no CaDÚnico através de atividades que representam os Arranjos Produtivos Locais (APL’s) em 41 municípios do estado.
 
Por ser a terceira maior bacia leiteira do Estado, a cadeia produtiva da pecuária leiteira de Bodocó se fortalece cada vez mais. Por isso, o processo de capacitação das equipes envolvidas no projeto acontecerá através de atividades teóricas e práticas distribuídas em  três módulos, que totalizam 460 horas/aula, onde serão expostas aos participantes técnicas como montagem do sistema produtivo, processamento do leite, práticas de higiene, técnicas de produção de queijos, manteigas e bebidas lácteas, entre outras.
 
A coordenadora Fátima Santos destacou a importância do programa para o município: “A cadeia produtiva da pecuária leiteira de Bodocó está em expansão, e por isso Bodocó está entre os 28 novos municípios que recebem o PE no Batente, para fortalecer ainda mais esta cadeia produtiva,” afirmou.

O programa terá quatro turmas na zona rural e urbana de Bodocó. Ao todo, 200 pessoas serão beneficiadas diretamente: Cacimba Nova (35); Sítio Massapê (35) e sede (130). Seis instrutores desenvolverão o processo de capacitação do PE no Batente.

O prefeito Brivaldo Alves, não pôde estar presente na aula inaugural, mas destacou a importante conquista para o município: “É como grande alegria que o PE no Batente chega ao nosso município para criar oportunidades e qualificar profissionalmente 200 bodocoenses que terão a partir deste programa, a possibilidade de ampliar a geração de emprego e renda. A nossa cadeia da pecuária leiteira é muito forte e por isso, esta é uma importante conquista para Bodocó,” comemorou o prefeito.

Nenhum comentário: