sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

"Não há hospital melhor que o Pelópidas no Brasil", diz ministro

Com a inauguração do Hospital Pelópidas Silveira (HPS), nesta quinta-feira (08), Pernambuco torna-se referência em atendimentos públicos de neurologia, neurocirurgia e cardiologia no Brasil. Erguido às margens da BR-232, no bairro do Curado, a unidade é a primeira do SUS a oferecer atendimento neuro-cárdio no Brasil e o terceiro hospital metropolitano construído no governo Eduardo Campos

A solenidade que marcou o início das atividades no hospital contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Antes do descerramento da placa de inauguração, o ministro e o governador visitaram os 12.734 metros quadrados de área construída do HPS. Logo em seguida, assistiram a missa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição celebrada pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido.

O HPS conta com 168 leitos para várias especializações, sendo 120 destinadas à internação, 24 de UTI e outros 24 leitos para observação de pacientes. A unidade de saúde vai atuar na retaguarda das grandes emergências ajudando a desafogar os serviços do Hospital da Restauração, do Getúlio Vargas e do Regional do Agreste (Caruaru), nas áreas de neurologia e neurocirurgia. Em cardiologia, o Pelópidas vai dividir a demanda do Agamenon Magalhães e do Dom Helder.

Eduardo lembrou que com a conclusão do HPS conclui-se o ciclo de reestruturação da rede integrada de hospitais da Região Metropolitana do Recife. “Enquanto o Brasil discute a Emenda 29, uma alíquota de 12% de recursos para a saúde, Pernambuco já investe 18,5% de toda a sua receita no setor", pontuou.

O HPS levou dois anos para ficar pronto e totalmente equipado. O investimento total foi de cerca de R$ 109 milhões. Cerca de 900 profissionais de saúde vão trabalhar no hospital. As escalas de plantão contarão com dois médicos de cada especialidade oferecida na unidade (neurologia, neurocirurgia e cardiologia).

Primeiro hospital com custeio totalmente garantido pela União através do Ministério da Saúde, o Pelópidas receberá, a princípio, R$ 50 milhões por ano. Segundo Padilha, a distinção é merecida e um reconhecimento do dever de casa bem feito pelo Estado. “Cada real que passamos para Pernambuco se traduz em serviço de qualidade para a saúde”, elogiou.

O Pelópidas Silveira funcionará como unidade referenciada, recebendo os pacientes encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros, UPAs ou Central de Regulação de Leitos. Ele funcionará integrado às UPAs de São Lourenço da Mata, Curado e Torrões. “Em oferta de serviços pode existir um hospital igual a esse no Brasil, mas melhor não existe, seja privado ou público”, garantiu o ministro. O HPS tem os mais modernos equipamentos da sua especialidade.

Antônio Carlos Figueira fez um balanço das ações do “Governo da Saúde”. Além da construção dos hospitais Miguel Arraes e Dom Helder, 14 UPAs estão funcionando e outras oito estão em construção. O Estado ainda investiu meio milhão em emergência e urgências de todo o Estado e 250 milhões em grandes hospitais como o Barão de Lucena e o Getúlio Vargas, além da própria Restauração, que ganhou uma emergência clínica, lembrou o secretário da pasta.

O Hospital Pelópidas Silveira atenderá 24h e terá capacidade para realizar, anualmente, 31.738 consultas, 5.040 internações e 43.470 atendimentos de urgência. Ele vai receber pacientes infartados ou com outras doenças do coração. No setor de neurologia dispõe de atendimento para aneurisma, acidente vascular cerebral (AVC), tumores cerebrais e traumatismo craniano. Entre os exames especializados, cateterismo, tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e polissonografia (para detectar doenças do sono).

Acompanharam a cerimônia, familiares do ex-prefeito Pelópidas Silveira, a ministra do Tribunal de Contas da União, Ana Arraes, o presidente do Imip, Carlos Moraes, o prefeito em exercício do Recife, Milton Coelho, além de vários deputados federais e estaduais, vereadores e secretários de Estado.

Nenhum comentário: