domingo, 4 de dezembro de 2011

Programa Travessia reduziu em 30% defasagem no ensino médio

O domingo (04) foi de emoção para 42.500 estudantes pernambucanos da rede pública de ensino que concluíram o Programa Travessia. Cerca de 30 mil deles lotaram o pavilhão do Centro de Convenções para comemorar a conquista do diploma e dar início à uma nova vida, cheia de perspectivas.

A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Campos, da primeira dama, Renata Campos; do secretário de Educação, Anderson Gomes; do presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho e do vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho. A apresentação ficou por conta da atriz Paola de Oliveira e do ator Joaquim Lopes.

O Travessia é uma parceria do Governo do Estado com a Fundação Roberto Marinho e está presente em quase 100% dos municípios pernambucanos. Desde que foi lançado, em 2007, o programa conseguiu formar mais de 127 mil estudantes e reduzir em um terço o índice de alunos com defasagem idade-série no ensino médio.  Em 2011, o reforço escolar estreou no ensino fundamental, cuja distorção caiu dos 65% para 37%.

“O Travessia é um programa importante, porque muda a vida das pessoas para melhor”, disse o governador. “Até 2014 teremos a maior redução no descasamento idade-série do país”, cravou.

Para a oradora das turmas do fundamental, Cecília de Paula Oliveira, 16, é hora de retomar os planos profissionais. “O horizonte se abre a todos os que acreditam na educação. O Travessia serviu para expandir nossa visão do futuro”, declarou. Ítalo Gabriel, 16, estava feliz para continuar os estudos. “Quero estudar Rede de Computadores e tinha parado meus estudos na 7ª do fundamental. Hoje, depois de um ano de estudos, consegui recuperar o tempo perdido”, disse Gabriel, que mora em Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes. Camila Silva, 20, conseguiu terminar o médio e já fez vestibular este ano. “Fiz boas provas e estou ansiosa para começar o curso de Gastronomia ano que vem”, frisou. 

 Atualmente, o Travessia adota o Telecurso®, curso que propõe uma aprendizagem contextualizada e autônoma, valorizando a cultura nacional e local. As aulas são presenciais e à distância, com a utilização de um material de apoio elaborado especialmente para o programa. A metodologia é utilizada em quase 600 escolas da rede pública, em 2.189 salas de aula das 17 regionais do estado.

Nenhum comentário: