sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sucesso da apicultura de Bodocó ganha espaço na mídia nacional


O município de Bodocó, no Sertão do Araripe pernambucano, vem ganhando destaque especial pela mídia através da plena expansão da apicultura local conquistada principalmente pela Associação dos Apicultores de Bodocó (AAPIB), primeira associação no Estado de Pernambuco a conquistar o Selo de Inspeção Federal (SIF).
Com uma produção média de 300 toneladas de mel por ano, a apicultura no município tornou-se um negócio rentável e que abre novos caminhos para os produtores.
Após a conquista do SIF, que ocorreu no mês de setembro deste ano, a apicultura local vem ganhando destaque na mídia não apenas estadual, mas nacional.  Na última segunda-feira (28), a TV Grande Rio (Petrolina) esteve na cidade para fazer uma reportagem especial sobre o tema, que será veiculado no programa Globo Rural, exibido nas manhãs de sábado na Rede Globo.
A equipe de reportagem acompanhou todos os passos para a produção apícola, iniciando com uma visita ao Viveiro Municipal de Mudas, projeto da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, que distribui mudas de plantas destinadas ao reflorestamento e à floração que resulta na polinização para as abelhas.
O Colégio Municipal Antonia Lócio da Cruz também foi visitado para mostrar a inserção do mel na merenda escolar do município. A aluna da 3ª série, Ana Marcielle falou sobre os benefícios do mel e da importância dele na escola.
Os apicultores que integram a AAPIB, cuja sede está localizada no Sítio Sombrio, zona rural do município, receberam a reportagem e mostraram todo o processo do mel no apiário, desde a chegada das melgueiras até o envasamento do produto nas embalagens.
Mas não apenas a equipe de reportagem veio conhecer de perto o sucesso do mel bodocoense. Marco Antonio Barreto teve conhecimento sobre a qualidade do mel através da mídia e quando assistiu ao case de sucesso apresentado pelo articulador da AAPIB, Ronildo Menezes, durante o 8º Encontro Estadual da Apicultura, realizado no último final de semana na cidade de Moreilândia (Sertão), decidiu vir conhecer a produção.
Marco, que assessora a Associação dos Apicultores e Meliponicultores de Itapetim (PE), disse ter ficado bastante satisfeito com o que viu: “Tive conhecimento da qualidade do mel produzido aqui através da mídia, fiquei curioso, então, decidi conhecer de perto e fiquei impressionado com a organização. Gostei demais da simplicidade do fluxograma do processamento no apiário. Valeu à pena!” disse entusiasmado.
Todas as etapas do processo do mel são realizadas pelas famílias que integram a AAPIB. O apicultor Francisco Araújo da Cruz carrega as melgueiras até a unidade, onde é feito o processo de beneficiamento. Ele e a esposa tinham outras atividades, mas há dois anos dedicam-se apenas a apicultura, que gera renda para a família.
A conquista do SIF foi possível graças ao empenho dos apicultores associados e ao trabalho de consultoria gerencial e tecnológica realizado pelo Sebrae em Pernambuco, além do apoio da Prefeitura de Bodocó.
Além do mel tradicional, a associação produz uma ampla linha de cosméticos à base de mel, como é o caso de: sabonetes de doce de leite e mel, chocolates com mel, sais de banho, shampoo, condicionador, hidratante, esfoliantes, entre outros.
O prefeito do município, Brivaldo Alves, comemorou o sucesso da apicultura em Bodocó. “O sucesso da AAPIB foi conquistado a partir de muito trabalho e pela organização dos seus associados. A cadeia produtiva da apicultura está em plena expansão, está gerando emprego e renda para os produtores locais, além de posicionar positivamente o nosso município em várias regiões do país,” afirmou.
A data em que a reportagem será exibida ainda não foi divulgada.

Nenhum comentário: