segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Fiat já contrata trabalhadores para Goiana. Procura por vagas é intensa


O Polo Automobilístico de Pernambuco ainda não produz carros, mas já começa a dar os seus primeiros frutos. Nesta segunda-feira (05), a Fiat contratou os primeiros funcionários da futura fábrica de Goiana e o Governo do Estado iniciou o cadastramento para contratação dos 6.782 pernambucanos que vão passar por uma capacitação e trabalhar nas obras de construção da planta industrial cuja terraplanagem inicia na segunda quinzena deste mês.

Em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, o governador destacou que hoje é um “dia significativo e simbólico, em que Pernambuco tem a oportunidade de ver sua re-industrialização”, disse Eduardo Campos, que sobrevoou Goiana no início da manhã, acompanhado do presidente da Fiat para América Latina, Cledorvino Belini.
O governador agradeceu o apoio dado pelo ex-presidente Lula para trazer a Fiat para Pernambuco e a decisão da montadora de trocar Suape por Goiana. “É uma decisão estratégica para o reequilíbrio do desenvolvimento econômico de Pernambuco que será sentida daqui a dez anos”, disse.

Bruno Rafael Ferreira Lopes, 23, e Mônica Ramos Brasileiro, 39, são os primeiros pernambucanos empregados na Fiat de Goiana. Formado em engenharia eletrônica e morador de Abreu e Lima, Bruno Rafael ganhou o seu primeiro emprego e ficou surpreso pela agilidade em sua contratação. “Não esperava que fosse tão rápido, me inscrevi pela Internet há quase uma semana e em poucos dias recebi uma ligação. Estou muito animado”, disse o engenheiro, que vai exercer o cargo de analista de desenvolvimento de produto depois de fazer um estágio em Betim-MG, onde a Fiat já possui uma fábrica.

A psicóloga Mônica vai trabalhar na área de Recursos Humanos: "Esse é um grande empreendimento para Pernambuco. Tenho certeza que trará à nossa região empregabilidade, crescimento econômico e político. Essa chance nos desafia a mostrar que somos capazes de ajudar o nosso estado a continuar no rumo certo".

Para quem não teve a sorte de Bruno e Mônica, a porta de entrada para a Fiat passa pela qualificação. As inscrições para os cursos de capacitação atraíram centenas de pessoas neste primeiro dia. Em Goiana, 240 pessoas estiveram no ginásio municipal para se candidatar. Em Itaquitinga foram outras 70 somente das 08h ao meio-dia. Os cursos de capacitação para o Polo Automotivo serão oferecidos pelo Senai e começam em 2 de janeiro de 2012, com duração de dois meses.

Os interessados têm até o próximo dia 15 para se inscrever em Goiana e Itaquitinga, além dos municípios de Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma e Timbaúba. “Estamos valorizando a mão de obra local, essa é nossa prioridade”, ressaltou Belini.

“De todos esses municípios é possível chegar às obras sem tirar o trabalhador do seio de sua família, evitando até problemas com alojamentos. Os trabalhadores poderão se capacitar mais na frente para serem operadores da fábrica. É um desenvolvimento com inclusão social”, explicou o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Antônio Carlos Maranhão.

Para concorrer a um dos cursos oferecidos, é necessário que o trabalhador tenha pelo menos o ensino fundamental incompleto. Terão prioridade nos cursos os beneficiários do Bolsa Família e do Seguro Desemprego.

INTERCÂMBIO – A solenidade serviu ainda para o anúncio dos 10 primeiros alunos de engenharia que vão estudar em Turim, na Itália. São cinco estudantes da Universidade Federal (UFPE) e outras cinco da Universidade de Pernambuco (UPE). O convênio foi assinado em março durante visita do governador Eduardo Campos à Itália. O curso terá duração de 18 meses. Os estudantes vão receber uma bolsa da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia (Facepe) no valor de R$ 1.800 por mês, fora o valor do seguro saúde e passagens aéreas.

“Estamos perto de realizar dois grandes sonhos: ter uma experiência internacional e de estudar engenharia automotiva. Sabemos de nossa responsabilidade por sermos a primeira turma, e estamos focados nisso”, observou o estudante Thiago Rabelo, que falou em nome dos demais.

Nenhum comentário: