sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

DESAPROPRIAÇÕES GERAM R$ 1,45 MILHÃO EM INDENIZAÇÕES

O Iterpe realizou, nesta sexta (23), a desapropriação de 26 propriedades rurais que encontram-se
na área onde estão sendo construídas as barragens de Panelas II e Gatos que inundarão parte da zona rural dos municípios de Cupira, Panelas, Lagoa dos Gatos e Belém de Maria.

As desapropriações ocorreram no escritório de desapropriações montado pelo Governo de Pernambuco no município de Cupira, e foram coordenadas pelo presidente do Iterpe, Getúlio Gondim. As ações para a construção do sistema de contenção de enchentes na mata sul é formada por uma força tarefa que envolve as Secretarias de Agricultura e Reforma Agrária, de Recursos hídricos e Energéticos e orgãos vinculados, como o Itep (Instituto Tecnológico de Pernambuco), responsável pelos laudos de avaliação das propriedades e pelo
 Iterpe (Instituto de Terras e Reforma Agrária), responsável pelas desapropriações dos imóveis rurais.
"Além de acabar com o sofrimento ocasionado pelas constantes enchentes na mata sul, a água represada nas barragens também vai impulsionar a economia local com o incremento da agricultura irrigada e a exploração do turismo," informou o presidente do Iterpe, Getúlio Gondim.

A barragem Panelas II, localizada em Cupira, vai ocupar uma área de 324 hectares e inundar 123 propriedades rurais. Já a barragem de Gatos, no município de Lagoa dos Gatos, vai inundar 86 pequenas propriedades, ocupando uma área de 241 hectares. Juntas, as barragens poderão acumular mais de 19 milhões de m3 de água e receberão investimentos de R$ 50 milhões. Desde o início de setembro, o Iterpe já desapropriou 43 propriedades rurais na região.

Nenhum comentário: