terça-feira, 5 de maio de 2015

ProRural realiza visita técnica em Fernando de Noronha

Uma equipe técnica do ProRural, programa de apoio ao desenvolvimento rural sustentável de Pernambuco, esteve em Fernando de Noronha com o objetivo de implantar ações do programa Pernambuco Rural Sustentável (PRS) na ilha. Foram feitas reuniões com produtores rurais do arquipélago e entidades locais para apresentação das ações do projeto e visitas técnicas de campo para avaliar os potenciais produtivos de Noronha. O trabalho é uma parceria do setor de Meio Ambiente da Administração do arquipélago com a secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural.

Os encontros foram feitos em três dias. O momento foi de troca de ideias para um melhor aproveitamento das atividades na ilha. Os técnicos se reuniram com representantes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade - órgão responsável pelo Parque Nacional Marinho - das ONGs Tamar e Golfinho Rotador, CPRH, Compesa, Semas, Marinha do Brasil, Associação Noronha Terra, além de conselheiros distritais, empreendedores locais, agricultores, pescadores, professores e moradores locais.

Para o diretor geral do ProRural, Aldo Santos, a inclusão do arquipélago no PRS vem atender as necessidades de incentivos aos  produtores locais, possibilitando um aumento na oferta de alimentos produzidos na ilha e melhorias na renda dos agricultores familiares. "Segundo  a avaliação dos técnicos do ProRural, todos os participantes  destacaram a importância da implantação de atividades rurais produtivas e ficaram felizes e esperançosos com a chegada das ações do ProRural”, frisou.

De acordo com o Administrador da ilha Reginaldo Valença Jr., o objetivo é resgatar a capacidade produtiva que existe em Fernando de Noronha, gerando qualidade de vida para os produtores da região e moradores locais. “Desde dezembro do ano passado estamos em contato com os responsáveis pelo projeto demonstrando nosso interesse em implantá-lo na ilha. Com certeza trará um grande benefício à população em relação ao alcance dos produtos e aos preços, já que a produção será local. Atualmente a maioria das frutas, verduras e outros alimentos vem do continente”, disse.

A equipe técnica conheceu e realizou vistorias nas áreas destinadas à agricultura, com produções coletivas e individuais nas atividades de apicultura, fruticultura, horticultura agroecológica e pesca artesanal. As principais áreas de abastecimento hídrico também foram identificadas.

ProRural

O programa está em 180 municípios das 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado, prestando assessoria, capacitando e implementando projetos produtivos e de infraestrutura que possam reverter situações de pobreza e de exclusão social. Baseado na participação popular e na ação integrada entre governo e sociedade civil organizada, o ProRural elege como principal parceiro os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural.

O público atendido pelo ProRural compreende os produtores de base familiar, especialmente das áreas rurais, incluindo os grupos específicos: quilombolas, indígenas, jovens e mulheres. Para acessar os recursos do Programa, os produtores precisam estar organizadas em associações e cooperativas e fazerem parte dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento.

Nenhum comentário: