terça-feira, 27 de outubro de 2009

DEM “apaga” Joaquim do site e depois pede desculpas

O ex-governador e deputado federal Joaquim Francisco (PSB) foi literalmente apagado do site do DEM, seu ex-partido. Na página inicial, há um link para a galeria de ex-governadores da sigla, ilustrado por uma pequena foto. Na imagem original, aparecem seis políticos postados lado a lado, no Porto de Suape, em Ipojuca: Gustavo Krause, Marco Maciel, Mendonça Filho, Roberto Magalhães, Joaquim Francisco e José Ramos (da esquerda para a direita). Mas, após a filiação ao PSB, Joaquim foi excluído da foto com a ajuda de um programa de edição de imagem, segundo revelou ontem o blog da jornalista Divane Carvalho. A assessoria de imprensa do DEM assumiu a responsabilidade e, por meio de nota à imprensa, pediu desculpas ao ex-governador.
No texto, a assessoria explicou que pediu à empresa terceirizada responsável pela manutenção do site (www.democratas.pe.org) a exclusão das referências a quem não está mais no DEM, inclusive a foto individual e o perfil de Joaquim. “Uma vez que o site é um veículo comunicação partidário e que diz respeito somente aos seus filiados”, justificou. A assessoria informou, ainda, que não deu orientação expressa para que a imagem de Joaquim fosse excluída da foto dos ex-governadores do partido, “embora a empresa tenha assim procedido sem consulta prévia”. No final do texto, a assessoria diz – em tom conciliatório – que o DEM não concorda com a alteração da imagem e pede desculpas a Joaquim, “homem de grandes serviços prestados a Pernambuco”.
A empresa que criou e mantém o site pertence a Adson Dantas, filiado ao DEM. Em 2006, durante a campanha à reeleição do ex-governador Mendonça Filho, hoje presidente estadual do DEM, ele coordenava a Juventude da União por Pernambuco. No início do governo Eduardo Campos (PSB), Adson também criou um site para fiscalizar a nova gestão – o www.pe-desgovernado.com, que não está mais no ar.
Joaquim ministrou uma palestra, ontem, em Belém (PA), sobre responsabilidade fiscal. Procurado pelo JC, disse que Mendonça havia entrado em contato para pedir desculpas e esclarecer o caso. “Ele ligou e disse que foi uma pessoa que cuidava dessa área do DEM e que não havia essa intenção”, disse, afirmando não estar chateado. “A informação dele (Mendonça) foi detalhada e precisa”, afirmou.
Dos ex-governadores contactados pelo JC, o deputado Roberto Magalhães preferiu não se manifestar. Já o ex-ministro Gustavo Krause se mostrou chateado com o episódio. Comedido, disse que não concordava com a exclusão de Joaquim da foto dos ex-governadores por se tratar de um “fato histórico”. Mas ponderou que o fato não podia ser atribuído ao Democratas como partido, mas ao responsável pelo site.
A intenção do DEM em registrar os seis políticos na foto original era mostrar que o partido era o único em Pernambuco que tinha em seus quadros seis ex-governadores. O local escolhido foi o Porto de Suape, por ser um empreendimento emblemático e que contou com a ajuda - em menor e maior grau – de vários gestores. A imagem, inclusive, serviu para ilustrar uma propaganda da sigla na televisão.

Nenhum comentário: