Os empresários das 52 cidades que participam do programa Pernambuco Conhece Pernambuco contrataram mais de R$ 150 milhões em financiamentos para melhorias em meios de hospedagem, serviços e alimentação. No montante estão considerados apenas os empréstimos tomados ao Banco do Nordeste (BNB), através do Programa de Financiamento ao Turismo de Pernambuco (Fintur-PE). Além do BNB, Banco do Brasil, Caixa e BNDES participam do Fintur.
O Fintur-PE tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do turismo no Estado, descomplicando o acesso ao crédito especialmente para os pequeno e microempresários. Para Sílvio Costa Filho, a intenção do programa é quebrar o paradigma de que o financiamento para investimentos a longo prazo é burocrático. "O Fintur-PE tem cumprido sua meta, ao despertar o interesse dos empresários do trade para a aquisição de crédito e consequente promoção dos serviços e produtos relacionados à cadeia turística".
Proprietário do Bonito Plaza Hotel, José Urbano Monteiro é um dos empresários cujos investimentos serão financiados através do Fintur-PE.
“Pretendo ampliar em 50% o número de leitos do hotel. Além disso, teremos até o final do próximo ano um novo salão de eventos”, afirmou. As reformas do equipamento estão orçadas em R$ 1,4 milhão. A intenção é motivada pela taxa de ocupação média de mais de 90% ao longo de todo o ano. “As reformas da PE-103, que liga Bonito as Cachoeiras, foi outra ação do Governo do Estado importante para o nosso sucesso”, afirmou.
Considerada uma das prioridades do BNB, o Fintur-PE tem, de acordo com o Gerente Geral do banco em Caruaru, José Adilson da Silva, contribuído de forma expressiva para a concretização de negócios ligados ao turismo por parte dos pequenos e micro empresários. “O BNB vê com muita satisfação o valor financiado, por se tratar de desenvolver com sustentabilidade a economia do Estado.”
O Fintur foi criado em junho de 2007. O projeto reúne as linhas de crédito dos 4 grandes bancos estatais (Caixa, Banco do Brasil, BNB e BNDES). Todos os planos foram compilados em uma única cartilha, facilitando a leitura dos futuros empreendedores. Técnicos da Secretaria Estadual de Turismo percorreram as 12 micro-regiões de desenvolvimento de Pernambuco explicando como cada uma das linhas de financiamento funciona e distribuindo a publicação. (blog de Jamildo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário