domingo, 22 de novembro de 2009

Adote um Vereador

Que tal adotar um vereador e acompanhar todos os seus passos, gastos com verba indenizatória e projetos até o fim do seu mandato? Essa é a proposta do projeto Adote um vereador, que usa a internet como ferramenta para que os cidadãos possam fiscalizar os políticos. Idealizada pelo Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia, ela tem sido abraçada por eleitores e organizações não governamentais, como o Movimento Voto Consciente, que há 22 anos monitora o trabalho do legislativo paulista, e a Transparência Brasil, que tem dado força para disseminar a ideia, sucesso nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Surgida em janeiro deste ano, na capital paulista, onde 17 dos 55 vereadores já aforam adotados, a ideia está aos poucos se expandindo para outros estados. Pela proposta, os interessados escolhem os vereadores de sua cidade para acompanhar durante todo o mandato e se cadastram na wiki, uma plataforma de uso coletivo na internet, onde são reunidos os links e informações dos "adotados". "O ideal é criar um blog gratuito e começar a reunir informações sobre o trabalho dos vereadores, como presença nas votações e comissões, projetos aprovados e apresentados, doadores de campanha e declaração de bens", diz o estudante de informática Joildo Santos, 23 anos, um dos organizadores voluntários da campanha.
Segundo Santos, quem quiser pode se cadastrar no grupo de discussão do site do projeto para receber as instruções sobre como fiscalizar os representantes do legislativo municipal e integrar a rede comunitária que divulga a iniciativa. Além do blog, o cidadão adotante pode informar o vereador cujo trabalho passará a ser acompanhado e divulgado sistematicamente por meio do wiki, um site colaborativo, onde os associados interferem no conteúdo, nos moldes da wikipédia. "A gente sempre vê uma cobertura ampla do que acontece nos legislativos estaduais e no Congresso, mas pouco dos municípios, principalmente nas cidades pequenas. E essa é uma fiscalização importante, pois o que mais nos afeta é o que acontece com a nossa cidade e com os recursos de que ela dispõe", afirma Santos.
Controle - Para um dos voluntário do "Adote um vereador", o físico Everton Zanella, 25 anos, o uso da internet como ferramenta de combate à corrupção e de controle dos gastos públicos ainda é tímido no Brasil. "Mas nosso projeto é de longo prazo. A intenção é ampliar nossa rede para que nas próximas eleições municipais os eleitores possam ter uma boa base de dados a consultar antes de votar em alguém que já exerça cargo público", afirma Zanella, responsável pela página principal do site colaborativo que reúne as informações sobre os vereadores adotados em todo o país. Segundo o físico, quem se interessar em participar pode acessar os contatos no site para ter mais informações. O projeto, que é mantido por voluntários, também dá cursos on line para quem se interessar pela proposta. (Diário Político)

Nenhum comentário: