quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Joaquim volta da China

Joaquim Francisco retornou da China no final de semana com boa impressão sobre a pujança econômica daquele país, que tem 1,8 bilhão de habitantes e uma taxa anual de crescimento de aproximadamente 10%. Tinha estado lá como governador em 1993, e posteriormente como deputado federal, mas a viagem que fez agora teve outro tipo de conotação. Ele foi a convite do PC chinês integrando uma comitiva de dirigentes do Partido Socialista Brasileiro.

Além dele, visitaram Pequim e Xangai o vice-presidente nacional do partido, Roberto Amaral, primeiro ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula, o secretário-geral Carlos Siqueira, o ex-deputado José Carlos Sabóia e o presidente estadual e vice-prefeito do Recife Milton Coelho. O ex-governador parece satisfeito com a opção partidária que fez, após desligar-se do Democratas, porque se considera prestigiado pelos novos companheiros de partido.

É mais ou menos o que se deu com o ex-deputado José Múcio, que por falta de espaço no PFL trocou esse partido pelo PTB, tornando-se líder de bancada na Câmara Federal, líder do governo, ministro de estado e finalmente do TCU. Joaquim se queixava do DEM porque não era sequer chamado para participar de suas reuniões e fez uma travessia radical. Poderia abrigar-se no PSDB ou em outro partido de oposição, mas aceitou o convite de Eduardo Campos e migrou direto para o PSB.

Nenhum comentário: