sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ministro elogia combate à dengue em Pernambuco

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, esteve hoje (19), no Recife, para detalhar o plano de combate à dengue em Pernambuco. No Palácio do Campo das Princesas, Temporão foi recebido pelo vice-governador João Lyra Neto, quando fez uma apresentação com as ações preventivas para a campanha do verão 2011. Prefeitos de várias cidades do Estado também prestigiaram o evento.

O Governo Federal destinou cerca de R$ 1 bilhão para ações preventivas contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegyipti, em todo o País. Em Pernambuco serão quase R$ 3 milhões. Em 11 meses, o Estado registrou 51 mil casos de dengue, com 13 mortes confirmadas e mais 29 em investigação.

Este ano, o Estado inovou ao lançar, pela primeira vez, o seu Plano de Combate à Dengue antes do inicio do verão, quando a incidência da doença é bem maior. O conjunto de ações foi lançado no último dia 11 se divide em três eixos: educação em saúde nas escolas; visita de mobilizadores às residências e colocação de cobertas para reservatórios de água.

O ministro chamou a atenção para a situação das cidades da Mata Sul pernambucana, que sofreram bastante com as chuvas de junho, e que agora vão receber atenção especial para enfrentar o mosquito. “Pernambuco vem fazendo o dever de casa. O Estado passou por uma situação dramática, que foram as enchentes. Ao mesmo tempo em que reconstrói a vida dos seus moradores, também tem que estar preparado pra enfrentar a questão da dengue nesses municípios”, disse Temporão. “Mas a qualidade do trabalho que o governador Eduardo Campos vem fazendo na saúde pública me deixa confiante no sucesso”, pontuou.

Mais de 40 municípios pernambucanos estão sendo monitorados permanentemente, o que favorece as campanhas preventivas à doença. O município de Palmares foi o escolhido para iniciar as ações no Estado. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Frederico Amâncio, três linhas de trabalho já estão em curso. ”Estamos indo às escolas e fazendo o porta-porta nas comunidades para orientar a população. Além disso, distribuímos mais 100 mil capas de recipientes de água para evitar que o mosquito coloque a larva”, informou o secretário.

Aparecem na lista (composta por 16 municípios) do Ministério da Saúde de maior vulnerabilidade à epidemia, cinco municípios pernambucanos. São eles: Afogados da Ingazeira, Bezerros, Serra Talhada, Floresta e Camaragibe. São considerados prioritários os nove municípios que continuam em estado de calamidade, em decorrência das enchentes de junho, e outros 38 apontados a partir dos critérios do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: