segunda-feira, 3 de abril de 2017

Prefeitura de Petrolina participa de evento promovido pela Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco

A Secretaria de Saúde de Petrolina, através do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), participou de um evento, nesta sexta-feira (31), que aconteceu durante todo o dia no prédio da VIII Gerencia Regional de Saúde (Geres), promovido pelo Secretaria Estadual de Saúde. A reunião teve o objetivo de mostrar as diversas realidades dos municípios que compõe a gerência, troca de experiências, além da capacitação dos servidores.

Foram convidados para a apresentação as equipes do SAD de Recife, Caruaru, Petrolina e do Hospital em Casa. Na ocasião, foram ministradas palestras sobre os cuidados paliativos na atenção domiciliar, delirium e queda de idoso. Segundo a coordenadora do serviço de Petrolina, Natália Ramos, conhecer as diferentes realidades dentro de cada SAD possibilitou experiências que podem ser implantadas no município.                       

“Foi muito gratificante. Tivemos a oportunidade de mostrar o trabalho realizado em Petrolina, além da capacitação para melhorar o serviço para oferecer cada vez mais um trabalho de qualidade para nossos pacientes. Vale ressaltar que nosso trabalho foi muito elogiado pela coordenadora do Ministério da Saúde na Atenção Domiciliar, Amanda Ferreira”, destacou.

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) atende pacientes em casa, de acordo com a Portaria nº 825 de 25 de abril de 2016, com os seguintes perfis: acamados, com sondas, escaras, desnutrição, traqueostomizados, em uso de oxigenoterapia domiciliar e reabilitação.

O município de Petrolina conta hoje com três equipes Multiprofissionais da Atenção Domiciliar composta por enfermeiro, médico, fisioterapeuta e técnicos de enfermagem e uma Equipe Multiprofissional de Apoio, com o assistente social, nutricionista e psicólogo. Atualmente, o serviço atende uma média de 156 pacientes das zonas urbana e rural.

Nenhum comentário: