quarta-feira, 27 de junho de 2012

Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco lança carta aberta no Palácio Joaquim Nabuco

A carta aberta "Desafios da Mobilidade", resultado de vivências da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco, será lançada nesta quinta-feira (28), às 10h30, em expediente especial no Palácio Joaquim Nabuco. O material traz um diagnóstico da mobilidade urbana do País, com aprofundamento no cenário do Estado e da Região Metropolitana do Recife (RMR).

"Ao longo desse período pudemos perceber o grande desafio que temos com o transporte coletivo e a mobilidade urbana, no geral, de Pernambuco. Este documento apresenta uma radiografia de toda problemática, incluindo obstáculos que os gestores públicos e a iniciativa privada têm que enfrentar. É um instrumento de pesquisas e sugestões para o futuro", adianta Sílvio Costa Filho (PTB), presidente da Comissão. 

Em reportagens, o tema é fragmentado na ótica de especialistas em trânsito e transporte público, como Germano Travassos, César Cavalcanti e Oswaldo Lima Neto, que destacam, em entrevistas exclusivas, obstáculos e possíveis soluções para um convívio mais harmônico entre os modais.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o prefeito do Recife, João da Costa, também explanam projetos da atual gestão, assim como os prefeitos de Olinda e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente, Renildo Calheiros e Elias Gomes. Os ex-gestores Roberto Magalhães, Joaquim Francisco, Jarbas Vasconcelos, João Paulo e Gustavo Krause esclarecem pontos de vista em depoimentos.

Entre os tópicos que se evidenciam, estão as obras da Copa do Mundo de 2014, o PAC da Mobilidade, a requalificação da Estrada da Batalha, o Arco Metropolitano, a Via Metropolitana Norte, as licitações das linhas de ônibus do Estado e o Plano de Mobilidade do Recife.

A verticalização sem controle nos centros urbanos é apontada como um desafio, assim como a deterioração de calçadas públicas - sem o mínimo de acessibilidade. 

Corredores exclusivos para ônibus - também conhecidos como BRT (Bus Rapid Transit) -, aliados a um serviço público de qualidade, aparecem como alternativas chaves. O incentivo ao uso de bicicletas e a delimitação de ciclovias, ou ciclofaixas, também são associados a uma mobilidade mais sustentável. 

O sistema de transporte coletivo de Curitiba, no estado do Paraná, é apresentado na carta aberta como um exemplo sugestivo à Região Metropolitana do Recife. Desde 1971, o arquiteto e então prefeito da capital paranaense, Jaime Lerner, investia em ruas exclusivas para pedestres, transporte público integrado e vias restritas para ônibus. O modelo foi copiado mundialmente, dando origem ao Transmilênio de Bogotá, a capital da Colômbia.

A Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou sete audiências públicas e ouviu diversas entidades que dialogam com a temática. O lançamento da carta aberta marca o encerramento da Comissão, que dará entrada nos trâmites da Casa para se tornar permanente. "A Comissão permanente será fundamental para continuarmos discutindo este tema nos próximos anos, que é central para o desenvolvimento de Pernambuco", pontua Costa Filho. 

A carta aberta será entregue nas câmaras municipais da RMR e dos deputados federais em Brasília, no governo estadual e nas prefeituras. Também ficará disponível em bibliotecas públicas, universidades e em instituições que dialogam com o tema. 

Também fazem parte da Comissão os parlamentares João Fernando Coutinho (PSB), Daniel Coelho (PSDB), Sebastião Oliveira (PR), Zé Maurício (PP), Júlio Cavalcanti (PTB), Aluísio Lessa (PSB), Ricardo Costa (PTC), Betinho Gomes (PSDB) e Odacy Amorim (PT).

Nenhum comentário: