terça-feira, 5 de junho de 2012

João Paulo está de “alma lavada” com o afastamento de João da Costa da sucessão municipal

O deputado federal João Paulo (PT) considerou-se “vingado” nesta terça-feira porque a executiva nacional do PT impediu o prefeito do Recife, João da Costa, de concorrer à reeleição.
João Paulo teve João da Costa como seu assessor e conselheiro político durante 22 anos e quando se elegeu prefeito da capital no ano 2000 confiou-lhe a Secretaria do Orçamento Participativo.
Graças à força dessa pasta, João da Costa foi eleito deputado estadual em 2004 mas imediatamente se licenciou do mandato para retornar à equipe de João Paulo.
Em 2008, João Paulo o indicou para ser o candidato à sua sucessão, contrariando a vontade do presidente Lula, do senador Humberto Costa e de vastos segmentos do partido, que não o queriam.
João da Costa se elegeu com cerca de 52% dos votos válidos. Mas com menos de um ano de mandato se desentendeu com o seu antecessor por razões que ainda são desconhecidas pelo povo do Recife.
A divergência política virou intriga pessoal, a partir do que João Paulo passou a trabalhar internamente contra a reeleição do atual prefeito, obrigando-se a fazer aliança, para derrotá-lo, com seu maior adversário interno no partido: o senador Humberto Costa.
Nesta terça-feira, em SP, João Paulo assistiu à reunião da Executiva Nacional do PT em companhia do senador para deixar bem claro perante os dirigentes quem era o seu candidato preferido. (Inaldo Sampaio)

Nenhum comentário: