terça-feira, 26 de junho de 2012

“O Brasil vive um ciclo virtuoso, com expansão da classe média”

Convidado de honra, senador Armando Monteiro apresenta oportunidades de negócios a executivos estrangeiros, em São Paulo

São Paulo – O senador Armando Monteiro falou na manhã desta terça-feira (26) a uma seleta plateia internacional, composta de empresários e CEOs do HSBC Commercial Banking, no seminário Global Connections, International Exchange Brasil, organizado em São Paulo pela instituição financeira.

O debate, conduzido pelo economista-chefe do HSBC para a América Latina, André Loes, após a apresentação dos principais indicadores econômicos do Brasil, foi mediado pelo jornalista inglês, especialista em mercado financeiro, Oliver Kamm.

Convidado de honra, Armando Monteiro destacou a busca pela competitividade como o maior desafio do País, como integrante dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China). “O Brasil vive um ciclo virtuoso. Cresce de forma continua e amplia seu mercado com a expansão da classe média. Esse é nosso principal ativo. As perspectivas são positivas, mas ainda temos que enfrentar questões estruturais do passado, como carga tributária alta e necessidade de maior qualificação de mão-de-obra.”  

Sexta maior economia do mundo, com dois grandes eventos desportivos no horizonte e mercado interno robusto, o País estimula o interesse entre os emergentes, embora ainda com considerável desconhecimento de seus potenciais pelos investidores. “O momento é propício para as reformas necessárias. Precisamos produzir um ajuste fiscal de melhor qualidade. Não elevar tributos e conter o gasto público de custeio. Nosso sistema tributário deve ser de classe mundial”, afirmou Armando Monteiro.

O senador registrou que a agenda do crescimento sustentado deve combinar ações de timings diferentes e concepções diversas, mas que não podem ser antagônicas e precisam ser compatibilizadas.

Para Armando Monteiro, “o desafio do crescimento tem três dimensões, que exigem atenção simultânea. Temos a questão da construção das competências, que o País precisa para enfrentar o futuro, melhorar a capacidade de inovação; temos a questão da remoção dos obstáculos que entravam o desempenho e a competitividade das empresas no momento atual, e temos as ações emergenciais necessárias para responder aos problemas que se apresentam em função da evolução da conjuntura nacional e internacional”.

Armando Monteiro acrescentou: “É importante o Brasil se posicionar bem diante dos BRICs e da própria Europa que, após a passagem mais dura da crise, deve voltar forte, dado que o ajuste tende a colocar os países europeus com custos de capital e de mão de obra mais baixos e produtividade mais elevada.”   

O senador afirmou que gerar um ambiente de negócios mais favorável nas economias de mercado é fator fundamental para que as empresas possam aumentar seus investimentos, gerar empregos e melhorar a produtividade. Esse ambiente de negócios é determinado por condições macroeconômicas e por fatores microeconômicos e institucionais, tais como a qualidade das leis, o marco regulatório e demais arranjos institucionais que influenciam diariamente o funcionamento dos negócios.

Parabenizado pela qualidade de sua atuação no Congresso Nacional – como um senador com presença diferenciada na defesa de temas econômicos relevantes, Armando Monteiro mostrou aos presentes as inúmeras oportunidades que se abrem no País aos investidores estrangeiros, tanto na área do agronegócio, do petróleo e de infraestrutura, essa última estimulada pelos eventos esportivos. “O Congresso nacional e o governo vão se ocupar prioritariamente de definir marcos regulatórios para dar maior segurança juridia ao investidor.”

Nenhum comentário: