quarta-feira, 31 de outubro de 2012

ProRural coordena capacitação dos Conselhos Municipais para monitorar ações de convivência com a estiagem‏

Representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRs) contemplados com computadores da Operação Seca do Governo do Estado, para monitorar a distribuição emergencial de água por meio de carros-pipa, participarão de treinamento coordenado pelo ProRural. Os Conselhos serão orientados sobre a utilização do sistema direcionado ao controle social. A capacitação tem início no próximo dia oito de novembro.

“A proposta é afastar as tentativas de uso indevido das ações executadas para que a população conviva melhor com o fenômeno da estiagem”, destacou Ranilson Ramos, secretário de Agricultura e Reforma Agrária. Os Conselhos habilitados serão os dos 121 municípios em situação de emergência.

De acordo com o secretário executivo de Agricultura Familiar e gerente-geral do ProRural, Aldo Santos, por meio da informatização, os Conselhos ganharão agilidade em suas atividades enquanto espaços de construção de políticas de desenvolvimento rural. “O ProRural vem contribuindo sempre para a efetividade e fortalecimento dos CMDRs, pois acreditamos que uma sociedade organizada e participativa é essencial para o enfrentamento de crise e solução dos problemas, principalmente agora neste momento de estiagem”, salientou.

Para a representante do CMDR de Santa Cruz da Baixa Verde, Claudeci de Araújo Pereira, é muito importante esta integração entre os Conselhos e as  políticas públicas do Estado. “Com essa ferramenta, o acesso e o controle das ações fica muito mais fácil”, afirma.

Investimento - No total, estão sendo entregues 180 computadores para 180 conselhos.  Para a aquisição dos equipamentos, o Governo investiu R$ 397,5 mil. Com as máquinas, os CMDRs abrem mais canais de comunicação com a população que também poderá encaminhar denúncias aos Conselhos nos municípios.

Nenhum comentário: