segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Parceria: Governo entrega computadores aos Conselhos Municipais‏

180 municípios vão ser contemplados com 180 computadores
 para monitorar ações de convivência com a estiagem
           A parceria entre o Governo do Estado e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), para garantir que as ações de convivência com a estiagem prolongada cheguem à população atingida, ganha mais uma ferramenta de controle. Nesta quarta-feira (24), dentro da Operação Seca, coordenada pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, estarão sendo entregues 180 computadores aos CMDRSs de 180 municípios pernambucanos, sendo 122 do Semiárido. O investimento estadual é da ordem de R$ 397.539,00.
A medida vai facilitar o monitoramento de ações como o fornecimento emergencial de água por meio de carros-pipa que já conta com o serviço de fiscalização por GPS implantado pelo Governo do Estado. Com os computadores, os CMDRS abrem mais canais de comunicação com a população que também poderá encaminhar denúncias aos Conselhos nos municípios. A proposta é afastar as tentativas de uso indevido das ações executadas para que a população conviva melhor com o fenômeno da estiagem.
A divisão das responsabilidades com as representações da sociedade civil para monitoramento das ações para enfrentar a estiagem vem sendo uma das preocupações do Governador Eduardo Campos desde o início da Operação Seca, quando o Estado precisou aumentar a quantidade de carros-pipa, inicialmente de 350 para 800. Atualmente, são 1.500 veículos em atividade, sendo 760 do Governo do Estado e o restante coordenado pelo Exército. 
As pessoas atingidas pela estiagem já contam com um canal de esclarecimento sobre a situação atual de seus municípios por meio do número 0800 281 2090. O serviço funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h. Quem optar pela internet, basta acessar o endereço eletrônicowww.agricultura.pe.gov.br/operacaoseca.

Nenhum comentário: