terça-feira, 16 de outubro de 2012

Eduardo Campos entrega galpões nas comemorações dos 50 anos da Ceasa

A Ceasa-PE chega aos 50 anos em grande estilo. Para marcar a passagem da data, o governador Eduardo Campos entregou hoje (16) dois novos galpões de comercialização que vão ajudar a dobrar a capacidade de movimentação da central até 2014. Na ocasião, também foi lançado o selo postal em homenagem ao aniversário da Ceasa, primeira central de distribuição de alimentos do país. 
Com direito a bolo e uma banda puxando “os parabéns”, a cerimônia festiva ainda reuniu os presidentes das centrais de abastecimentos de todos os países da América Latina, entre eles, Arturo Martinez, da Federação Latino Americana de Mercados Atacadistas (Fama), e João Lages, da Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen). Os gestores participam até a próxima quinta feira (18) de um encontro de mercados atacadistas, promovido pela Ceasa-PE.  
Em discurso, Eduardo comemorou o crescimento da Ceasa-PE alcançado nos últimos anos. “Em menos de seis anos estamos conseguindo dobrar o movimento em toneladas de alimentos”, ressaltou. Em 2007, passavam anualmente pela central 50 mil de toneladas de alimento. Hoje, já são 80 mil toneladas. A expectativa é que a produção anual bata a marca 100 mil toneladas em 2014. Até lá outros três galpões serão inaugurados, chegando ao número de 40.   
Para erguer os dois espaços entregues hoje foram investidos R$ 6 milhões, sendo 80% deste montante do tesouro estadual e o restante recurso próprio da Ceasa-PE. Juntos, os galpões somam 10 mil m2 em área. Os locais foram batizados de Centro Comercial Professor Luiz Andréa Fávero e serão utilizados para a comercialização de frutas da época e de ovos. 
            “Em pouco mais de seis anos e meio podemos dizer que tivemos duas Ceasas. Agora, é partir para chegar aos três dígitos no abastecimento de Pernambuco e um faturamento anual de R$ 2 bilhões”, informou o presidente da Ceasa-PE, Romero Pontual. Atualmente, o centro de distribuição é responsável por mais de quatro mil empregos diretos e indiretos em todo o estado.  
SEGURANÇA ALIMENTAR- O Governo do Estado também está atuando para garantir a segurança alimentar dos consumidores, seja na produção de alimentos orgânicos ou mesmo no cuidado da qualidade de exposição dos produtos. “Hoje, o Iterpe colhe amostras para fazer o controle do uso de agrotóxicos dos produtos vendidos na Ceasa. Além disso, seremos a primeira Ceasa do país a ter 100% dos produtos embalados adequadamente, servindo de modelo para os demais estados brasileiros”, destacou Eduardo.  
O governador sublinhou ainda a importância de alguns dos programas do Estado tocados em parceria com a Ceasa-PE, a exemplo do Leite de Todos, Sopa Amiga e do Programa Contra o Desperdício de Alimentos “A Ceasa-PE é uma grande parceira. Tem nos ajudado a fazer trabalhos sociais utilizando todos os alimentos que poderiam estragar e direcionando-os a entidades que trabalham com idosos, portadores de necessidades especiais e dependentes químicos”, elogiou o Eduardo.

Nenhum comentário: