terça-feira, 2 de outubro de 2012

IPA incentiva o cultivo de dendê em Pernambuco

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), diante das potencialidades da cultura do dendezeiro, vem desenvolvendo, na Estação Experimental de Itapirema, em Goiana, ações de aproveitamento integral e de estímulo à produção e comercialização do fruto, considerado a palmeira oleaginosa mais propícia à exploração econômica em regiões quentes e úmidas.
De acordo com o coordenador do projeto “Introdução do Cultivo do Dendê Como Alternativa para Produção de Biodiesel no Estado de Pernambuco”, e pesquisador do IPA, Sérvulo Siqueira, em 2009, foram instalados em Itapirema, sete materiais genéticos dos mais promissores quanto à produtividade, precocidade e resistência à doença conhecida como amarelecimento fatal.

Esses materiais vieram para Pernambuco, por meio da Embrapa Amazônia Ocidental.  Com a aprovação do projeto, em 2010, foram implantados os primeiros experimentos nas Estações de Vitória de Santo Antão, Itambé e na Escola Técnica Estadual (ETE), de Palmares.
“Na Estação de Itapirema, as primeiras mudas foram plantadas em 2009 e já apresentam inflorescência e frutificação, que são requisitos básicos para uma boa colheita”, informou Sérvulo.

Normalmente, a comercialização do dendê só passa a ser economicamente rentável a partir do sétimo ano. No entanto, esses novos materiais mais precoces, originários da Amazônia, permitem que a colheita seja realizada a partir do quarto ano. A comercialização do dendê pode gerar uma renda líquida mensal superior a R$ 1.500,00 por cada 10 hectares cultivados, permitindo, também, uma receita adicional com o consórcio de culturas de subsistência.

Nenhum comentário: