terça-feira, 23 de outubro de 2012

Agricultores Familiares do Sertão são beneficiados pelo Programa Territórios Produtivos

Em continuidade as ações do Programa Territórios Produtivos, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do ProRural, realiza nesta semana, reuniões com produtores dos sertões do Moxotó, Pajeú e Central. A iniciativa contempla as redes produtivas da caprinovinocultura de corte, apicultura e meliponicultura e tem o objetivo de articular política públicas, a fim de tornar as atividades mais competitivas e ampliar o acesso ao mercado.

Nesta terça feira (23), o encontro aconteceu em Sertânia, reunindo produtores da rede da caprinovinocultura de corte dos municípios de Afogados da Ingazeira, Carnaíba, Custódia, Ingazeira, Iguaracy, Quixaba,  São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Tabira e Tuparetama.

Apicultores e Meliponicultores do Sertão Central participarão, na quarta-feira (24), de reunião no município de Parnamirim. Na ocasião, estarão presentes produtores de Serrita, São José do Belmonte, Verdejante e Parnamirim.

Em Triunfo, na quinta-feira (25), os técnicos do ProRural estarão reunidos com apicultores das cidades de Afogados da Ingazeira, Betânia, Carnaíba, Flores, Quixaba, São José do Egito, Serra Talhada, Triunfo e Tuparetama para discutir o desenvolvimento da rede produtiva da apicultura e meliponicultura deste território.
O objetivo dos encontros é  o de instalar os Fóruns Territoriais de Redes Produtivas. Com a participação de representações de movimentos sociais atuantes no meio rural, entidades sociais e associativas de produtores, órgãos governamentais, ONGs, Conselhos de Desenvolvimento Rural e outros atores serão elaborados os Planos Territoriais de Redes Produtivas, a fim de  elevar o nível de produção e renda dos agricultores familiares. “São ações integradas para elaboração de estratégias de desenvolvimento territorial, contribuindo para criação de oportunidades de produção e comercialização para a agricultura familiar”, explica o secretário executivo de Agricultura Familiar e gerente-geral do ProRural, Aldo Santos.

Nenhum comentário: