terça-feira, 16 de outubro de 2012

Construção de biblioteca depende de solidariedade

A Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, fundada desde 2005, luta para ampliar o seu espaço e atender mais crianças da comunidade que tem o mesmo nome e fica na Ilha do Retiro. O novo espaço já tem terreno e as obras já começaram, mas se arrastam com dificuldades ao longo de mais de um ano. Faltam materiais de construção e dinheiro para custear a mão de obra.

Identificando essa dificuldade, a empresa M5 Contabilidade e Consultoria Empresarial, que funciona no mesmo bairro, resolveu organizar uma campanha. “Todos os anos sempre empenhamos nossos esforços no fim do ano em prol de alguma instituição. Dessa vez, ficamos comovidos com a situação da biblioteca, que luta para ampliar o atendimento, que significa por sua vez, aumentar o conhecimento e levar mais conhecimento para as crianças dessa comunidade. No futuro seremos recompensados com profissionais e não com vítimas da violência”, comentou o diretor da empresa, Milson Filho.

Foi assim que surgiu a campanha “M5 na construção de um sonho”.  A empresa está reunindo seus clientes, divulgando a causa nas redes sociais e no próprio site www.emecinco.com.br . O departamento de comunicação também está envolvido para que as obras sejam concluídas o quanto antes.  “O espaço atual já existe há sete anos, mas tem menos de 30 metros quadrados, o que é insuficiente pra gente atender às mais de 60 crianças que visitam o local todos os dias. Precisamos ampliar o número de pessoas atendidas pelo poder do conhecimento dos livros e isso só será possível com a construção de um local maior”, explicou Reginaldo Pereira, coordenador geral da biblioteca.

A Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares começou a funcionar a partir do desejo de membros da comunidade em retirar as crianças dos contextos da violência. “Utilizamos a leitura para afastar esses pequenos do mundo das drogas e qualquer coisa ruim que possa poupá-las de um futuro decente. Apostamos na formação cidadã pela leitura”, comentou Peireira. O acervo da biblioteca conta com mais de 4.500 livros, todos doados. “Queremos muito aumentar esse número, mas não temos mais espaço para isso. Com a construção da nova sede, vamos dobrar o acervo e teremos um lugar cinco vezes maior que o atual para desenvolver as atividades com as crianças. Vai ser fantástico!”, completou o coordenador da biblioteca.

A nova sede da Biblioteca Caranguejo Tabaiares está sendo construída em parceria com o Clube de Idosos Unidos Venceremos, que pertence a mesma comunidade e também vai usar o espaço para as suas atividades. A obra tem quatro etapas, mas avança com muitas dificuldades ainda na primeira. Faltam materiais de construção de diversos tipos e recursos financeiros para custear a mão de obra. O projeto se arrasta muito lentamente por mais de um ano.

Para doar materiais de construção, basta entrar em contato com M5 Contabilidade e Consultoria Empresarial, por meio do telefone (81) 3231-4708. A empresa está administrando as doações para que não haja falta, nem sobra. Doações em dinheiro, podem ser realizadas com depósito na conta poupança do Clube de Idosos Unidos Venceremos: Banco do Brasil, Agência 1833-3, Conta-POUPANÇA 24332-9, variação 51. Para conhecer melhor a biblioteca, basta acessar o site www.bibliotecacomunitariact.blogspot.com .

Nenhum comentário: