quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Consema debate os desafios ambientais das comunidades tradicionais de PE

Diferentes aspectos da problemática ambiental vivida por comunidades tradicionais da mesorregião do Sertão (indígenas, quilombolas e pescadores artesanais) vão abrir os debates da próxima reunião do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), nesta sexta-feira (26/10), das 9h às 17h, no município de Petrolândia. É a primeira vez que o Conselho abre espaço para ouvir estas comunidades, sendo essa a sua 70ª reunião ordinária, que vai acontecer no auditório do Centro Cultural do município sertanejo (Praça dos Três Poderes, 141, centro).

Primeiro serão apresentados os desafios da gestão ambiental dos territórios indígenas, por representantes da etnia Pankararu, da Aldeia Entresserra, em Petrolândia, e da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas local. Em seguida será a vez de membros da Comissão Quilombola do Sertão do São Francisco, do município de Santa Maria da Boa Vista, falarem sobre a questão do desmatamento nas margens do Rio São Francisco. Por fim, líderes da Colônia de Pescadores de Petrolândia vão expor ao Conselho as dificuldades que enfrentam hoje na região.

“As comunidades tradicionais têm práticas ambientais sustentáveis, que fazem parte dos conhecimentos que preservam. É importante que sejam devidamente acompanhadas e que esses conhecimentos sejam valorizados para que possam ser replicados em outros locais do Estado”, pontuou o presidente do Consema, Sérgio Xavier, secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que vai abrir a reunião, que contará com a presença de representantes da Prefeitura de Petrolândia.

Outro tema em pauta será um edital do Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema), de nº 01/2012, voltado para publicações ambientais, a ser apresentado por analista ambiental da Semas, e posto em votação pelos conselheiros. E ainda um estudo sobre Normatização Ambiental para Exploração de Areia em Leito Seco dos Rios Intermitentes, a cargo do professor da UFPE, Ricardo Braga, que também é conselheiro do Consema.

Nenhum comentário: